Assim, os proprietários dos veículos afetados são notificados através de anúncios públicos ou comunicação direta, e a marca deve corrigir a falha gratuitamente em concessionárias e oficinas autorizadas. O objetivo principal do recall de veículos é diminuir o risco de acidentes, lesões ou danos causados pelo defeito em questão. “Primeiramente, estamos falando de um defeito que coloca em risco a vida do consumidor. Portanto, além do recall pendente impedir a transferência e o licenciamento do veículo, para nós, do ramo de vistoria, o mais importante é o risco do condutor”, explica Rogério Silva, Supervisor Operacional da Olho Vivo, rede de franquias de empresas de vistoria. Recall é um termo do inglês que significa “chamar de volta”, em tradução livre. Quando se trata de veículos, o recall é uma medida tomada pelas montadoras para informar defeitos ou problemas de segurança que foram identificados em um modelo específico de carro após o seu lançamento.
§ 2º Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. Um dos mais famosos, por exemplo, foi o recall dos smartphones Note 7 da Samsung em 2017, após a fabricante verificar que os itens ofereciam risco de explosão. Continue a leitura deste artigo para entender como esse processo funciona e sua importância. O maior portal do Brasil com a responsabilidade de informar diariamente tudo sobre trânsito, mobilidade e sustentabilidade. Agora, ao fazer as nossas consultas veiculares, além de saber se o veículo possui recall, você poderá identificar se esse recall está pendente.
Se seu veículo é da Fiat, para fazer a consulta é preciso acessar o portal online da fábrica, informar o chassi ou a placa do veículo, assim será possível ver se o veículo tem alguma chamada de reparo. Em abril de 2021 houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e uma dessas mudança é o impedimento de realizar o licenciamento caso o veículo não tenha atendido ao chamado de reparos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o veículo que não responder ao chamado após um ano da notificação, terá o chamado de recall incluso no CRLV, impedindo assim o licenciamento. Como o objetivo desses chamados é proteger o consumidor, a divulgação dos avisos de riscos e chamadas para reparo devem ser de alta amplitude, com informações claras, descrição exata do defeito e dos riscos que ele traz.
De acordo com a lei, a montadora deve emitir um comunicado a nível nacional, avisando aos proprietários sobre a avaria, além de disponibilizar o serviço de conserto de forma gratuita, por meio das concessionárias. A primeira é acessando o site do SENATRAN, informando o chassi ou a placa do veículo, assim você conseguirá saber imediatamente a situação do seu automóvel. O recall é um serviço realizado pela montadora/fabricante, por esse motivo éum serviço gratuito, ou seja, não gera custos para o dono do carro. Além disso, o fabricante deve enviar uma correspondência aos proprietários dos veículos envolvidos.
Total recall 2020
Atualmente, não existe nenhuma penalidade que seja aplicada aos proprietários de veículos com recall pendente, mas há alguns fatores que impactam diretamente na negociação desse tipo de veículo. Ter o aplicativo CDT no seu celular é a forma ideal de receber sempre atualizações sobre o recall. Possibilita também compartilhar o documento do carro, o CRLV, com outras pessoas que dirigem o veículo, além da praticidade de ter sua carteira Histórico veicular de motorista, sempre à mão, no celular. Agora, os prazos relacionados ao período que deve ser realizado serviço do recall é de atenderem ao chamado de recall das montadoras em até um ano ou não poderão emitir o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Os prazos são relacionados as datas em que os veículos são convocados pelo fabricante, por isso o proprietário do automóvel deve sempre está atento as listas.
O que é recall de veículo e o que fazer quando receber um aviso do Denatran
Além disso, os chamamentos também são realizados por meio de avisos na TV e no rádio. Ao informar meu dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade. Embora não leve a uma multa direta, a falta ao recall pode acabar gerando uma infração gravíssima, já que dirigir com veículo não licenciado é uma das situações que leva a uma multa de R$293,47, remoção do veículo e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.
Cuidados com o veículo
A depender da gravidade da falha identificada, o recall em alguns casos acaba na substituição do veículo, como foi o caso do recall do Onix Plus em 2019, em que os condutores que tiveram seus veículos danificados receberam um outro veículo de maior valor como recompensa. Muito comum no setor automotivo, o recall é um recurso importante para a manutenção da segurança de condutores e passageiros. As últimas atualizações do Código de Trânsito Brasileiro trouxeram mudanças importantes quanto a esse item, tornando obrigatória a resposta do condutor ao chamado. Nesse caso, além de não poder emitir o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV), como já dissemos, a revenda não poderá ser feita.
Então, desde 2021, motoristas que não comparecerem no período de um ano a uma mecânica autorizada para cumprir o recall terão como punição a proibição do licenciamento do seu veículo. Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade » O que é recall de veículo e o que fazer quando receber um aviso do Denatran. Emita o CRLV Digital dos seus veículos sem precisar enviar documentos para o Detran. Faça a Comunicação de Venda dos seus veículos de forma 100% online, sem burocracias. Com essa medida, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) visa garantir a segurança de motoristas e pedestres, diminuindo os riscos de acidentes. Você pode também procurar diretamente qualquer concessionária da marca, ela estará preparada para confirmar e realizar o serviço do recall.
Mesmo com a constante criação de campanhas de recall, existem motoristas que negligênciam e colocam a vida de muitos em risco, inclusive a própria. Entre 2014 e 2018, dos 9,5 milhões de automóveis envolvidos nos recalls, apenas 4,6 milhões passaram pelo conserto, segundo o Ministério da Justiça. Para quem já possui o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no celular, fica bem mais fácil acessar do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo CRLV do carro, e para quem ainda não tem, explicamos tudo como funciona a Carteira Digital. Além disso, o seu celular também será notificado imediatamente quando houver um recall pendente.