A esta revisão seguiu-se uma pesquisa qualitativa, que buscou subsídios complementares à literatura para o entendimento do objeto de estudo e construção do questionário para o survey pela Internet. Foram realizadas trinta entrevistas pessoais, sendo a metade da amostra composta por pessoas que já efetuaram pelo menos uma compra pela rede e a outra metade sem ter nunca comprado por este meio, para uma melhor adequação à identificação dos riscos percebidos. As entrevistas foram gravadas com o prévio consentimento dos entrevistados. Posteriormente foram transcritas para a análise de conteúdo, tendo como unidade de mensuração as palavras e frases, buscando identificar tipos de riscos percebidos pela amostra. Além disso, ela também pontua que a melhor forma de pagamento é o cartão de crédito, já que isso facilita o estorno, se necessário. “Quando você deposita um dinheiro em conta, é mais difícil de reaver”, diz, acrescentando que é interessante desconfiar de lojas online que não aceitam pagamento por cartão, apenas por depósito em conta.
Como resultado ficaram quatro fatores, englobando 10 itens, com a variância explicada de 79,1% e índice de confiabilidade para a escala de 0,80. Tenha sempre uma lista de compras do que você precisa e outra com o que você deseja, afinal, são coisas bem diferentes. A loja enviará um e-mail depois que o pagamento for processado, confirmando seu pedido. Após finalizar a compra, a loja deverá enviar um comprovante do pedido e do pagamento. O comprovante será fundamental para eventual reclamação junto ao Procon ou em ação judicial. Permite acesso a qualquer momento com uso de smartphone, tablet, computador, notebook, etc., que tenha acesso à internet.
Quais os direitos de quem compra pela internet?
Por isso, não sentem a necessidade de ter um contato físico com o artigo. Os sites confiáveis possuem um selo de certificação de segurança que é responsável por proteger a página de ataques de hackers. É possível encontrar esse selo no canto inferior da tela e também ao lado do endereço do site, onde deve aparecer um cadeado fechado. Muitas vezes, é possível saber que um comércio eletrônico é falso apenas olhando para as suas características visuais. Se você acessar uma página com muitos alertas que piscam e um grande número de pop-ups, desconfie.
Direito Autoral
Leva-se em consideração a facilidade de poder comparar, rapidamente, preços e produtos, em diversas lojas. Se você ainda tem dúvida à respeito de loja virtual ou loja física, descubra quais são as vantagens e desvantagens antes de aventurar-se no mundo virtual. Já a fraude amiga acontece quando uma pessoa — próxima ao titular do cartão e com o seu consentimento — realiza a compra pela internet. Depois disso, o dono do cartão de crédito alega não ter efetuado a compra, com o objetivo de receber o valor de volta e ficar com o produto — acarretando o chargeback. Confirmadas todas as informações concedidas pelo comprador e validadas pelo banco emissor do cartão de crédito, a aprovação da compra é imediata.
O Artigo 49 se refere às compras realizadas pela internet, considerando que os clientes de comércios eletrônicos têm direito ao arrependimento sem sequer precisar explicar o motivo. Mesmo que a criptomoeda não seja introduzida tão cedo, sua possibilidade de uso vale como incentivo para que os gestores de lojas virtuais incluam diversas formas de pagamento, a fim de contemplar o máximo de clientes. Assim, uma loja deve trabalhar com cartão de crédito, cartão de débito, boleto, intermediadores de pagamento, etc. Com o objetivo de verificar a existência de diferentes dimensões de riscos percebidos na amostra pesquisada, utilizou-se a análise fatorial, junto aos 24 itens levantados (com exceção do item risco geral). Considerando que vários itens dos riscos percebidos tiveram associação significativa entre o grupo dos que nunca compraram pela Internet e dos que já adquiriam produtos/serviços por este meio, foram realizadas análises fatoriais separadas para os dois grupos. Devido às características peculiares deste meio de transação, o desenvolvimento do comércio eletrônico tem sido freqüentemente percebido como o precursor do recolhimento do “eu”.
Cada vez mais, os comércios eletrônicos se apresentam como uma boa possibilidade para fazer compras, uma vez que oferecem variedade, comodidade e preços competitivos. Por essa razão, muitas pessoas preferem comprar em lojas virtuais do que ir a shoppings e lojas de rua em busca dos produtos que precisam ou desejam. “Acima de tudo, tem de se certificar de que está em um site seguro, correto e não salvar os dados do cartão para compras futuras, principalmente se faz as compras pelo celular”, diz. Para comprar um produto com cartão de crédito, os e-commerces solicitam os dados que constam do plástico.
Essa dica é muito importante, para aumentar a segurança na hora de comprar pela internet, evite fazer compras e fornecer seus dados em computadores públicos. As máquinas podem conter vírus e causar transtornos, como o roubo de suas informações. Um ponto muito importante para cuidar é na hora de efetuar a compra promoção com o cartão de crédito, é válido notar se o site possui os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Comprar em um ambiente seguro, seus dados não serão abertos, dificultando a vida dos rackers.
Dicas de como comprar pela internet com segurança
Evite ter mais de um cartão de crédito, porque quanto maior o limite dos cartões maior será a sensação de que você pode gastar. O site vai gerar o documento com o código de barras e enviará para seu e-mail também. Na hora de pagar a compra, selecione a opção débito, preencha os campos com os dados solicitados e as informações necessárias para o pagamento. A compra pelo cartão de débito está diretamente atrelada à sua conta bancária. Em seguida, informe a bandeira do cartão, o número do cartão e o código de segurança (os 3 dígitos no verso do cartão).
Apesar desse processo ser rápido, você já deve ter percebido que existe um tempo de espera entre o envio dos seus dados financeiros e a confirmação do pagamento das suas compras pela internet. O gateway é onde seus dados de pagamentos são solicitados nas compras pela internet e o pagamento é processado. Porém, é o subadquirente quem realizará a intermediação dos pagamentos entre você e o vendedor. Depois que você coloca seu produto no carrinho e prossegue para o pagamento das suas compras pela internet, você será direcionado para o gateway, que pode ser do próprio site ou do site do subadquirente. Em contrapartida, o e-commerce em 2019 no Brasil conseguiu evitar perdas de R$ 1,9 bilhão causados por fraudes, o que caracteriza um crescimento de 36% em relação ao ano anterior de segurança.