Tudo isso faz parte do passeio por São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O município agrada tanto aos turistas que curtem badalação quanto aos que preferem cenários mais sossegados até mesmo comercio em Guriri. Guriri é um balneário muito movimentado, um bairro universitário onde você encontra atrações durante o dia a noite, vários lugares para conhecer e bons restaurantes. Localizada no centro, esta praia é uma das principais atrações da ilha. Os herdeiros de Ruschi levaram adiante o sonho do pai e, hoje, a Estação recebe alunos do fundamental e ensino médio, além de estudantes universitários. Naquela parte do litoral, já foram encontradas cerca de 150 espécies de moluscos, 200 crustáceos e 100 tipos de algas, que já favoreceram estudos nas áreas de Biologia, Zoologia e Botânica.
A Praia de Marobá recebe cerca de mil pessoas por final de semana no verão. A história e a cultura locais são fortes atrativos desta região e estão ligadas à imigração de europeus, seus costumes e hábitos. Esse aspecto influenciou a arquitetura, a gastronomia e as manifestações culturais como grupos de dança, canto e eventos. Preservam áreas verdes, desenvolvem o projeto dos Corredores Ecológicos e contribuem para o desenvolvimento da atividade turística, em especial para o segmento do agroturismo. A Região Montanhas Capixabas é formada por dez municípios que preservam a fauna e a flora, tão ricas nessa região, com montanhas, vales, cachoeiras, orquídeas e beija-flores. Se você busca sossego, a Praia dos Namorados é perfeita, pois tem uma faixa de areia estreita e é cercada por pedras.
Sendo assim, essa é a opção perfeita para fugir da agonia das praias de Guriri no verão. O Beach Park de Guriri possui piscinas temáticas de vários tamanhos, atendendo tanto adultos quanto crianças. Além das piscinas, o local dispõe de toboáguas, parquinhos, kamikaze, entre outras atrações incríveis. Caso não seja sócio, o visitante terá a opção de pagar uma entrada avulsa e curtir o parque.
Para quem só estava esperando encontrar praia, conhecer tanta história, cultura e gastronomia em Guriri foi um complemento e tanto. O restaurante está aberto para quem não fica hospedado, e também possui uma área exclusiva aos hóspedes. A pousada é uma graça, toda colorida e de frente para o rio de águas bem tranquilas.
Almoço na Pousada Aratu
O centro de Guriri, na Avenida Guriri próximo ao mar, possui diversas opções de restaurantes, mas poucas opções de hospedagem. Aparentemente, os turistas preferem alugar apartamentos de temporada. Embora nosso maior interesse era conhecer a praia de Guriri, o que mais nos encantou foi a receptividade do lugar. O litoral norte do Espírito Santo possui menos fluxo de turistas que o litoral sul do Estado, por conta disso, parece receber com encanto e dedicação ainda maior os turistas. Guriri é conhecida como a “Pérola do Norte” do Espírito Santo, graças às suas belas praias e clima agradável. Além disso, a cidade é famosa pelo Festival de Verão, que acontece todos os anos em janeiro e atrai milhares de pessoas.
Quem for passear em Barra Nova precisa experimentar o passeio de barco na região. O mesmo rio separa Barra Nova Sul e Barra Nova Norte, dois lugares que merecem uma visita. Então, é interessante se programar para, estando em um deles, atravessar e curtir o outro lado também. Os turistas que gostam de concretizar as lembranças do destino visitado podem fazer isso, em São Mateus, levando para casa um artesanato da terra. Então para começar, a Praia e Ilha de Guriri é um dos destinos turísticos mais bonitos localizados no município de São Mateus, Espírito Santo. Vila Velha é a cidade mais antiga do Estado, e também a mais populosa, com cerca de 405 mil habitantes.
No local, além de tirar belas fotos, você pode admirar as belezas do Rio São Mateus e suas embarcações. Por fim, vale a pena visitar a atração ao entardecer, pois o pôr do sol nesta região é sempre muito bonito. Além de um litoral desenhado, São Mateus também conta com belíssimas atrações históricas. A Igreja Velha, por exemplo, fica no centro do município e diz muito sobre as tradições locais. A atração é datada do século XIX e é toda projetada em estilo colonial.
Sabendo aproveitar seu ponto forte, o hotel tem todos os quartos direcionados para a piscina, numa área bem agradável. A pousada está próxima do mar mas fica um pouco distante da Avenida Guriri. O lugar possui um alto potencial turístico, mas praticamente desconhecido de turistas do resto do país. Antes de minha expedição pelas praias do Espírito Santo, o único lugar de praia capixaba que eu já tinha ouvido falar era Guarapari. Pela primeira vez que pesquisei sobre a Ilha de Guriri, imaginava um destino rústico, simples, praticamente sem infraestrutura. Quando chegamos no centro, cheio de lojas e restaurantes, percebi como havia me enganado.
A praia fica no extremo sul da ilha de Guriri, já divisa com o município de Linhares. É por ali que deságua o rio Mariricu, formando uma paisagem incrível a beira mar. Como principais atrativos naturais estão as cachoeiras e as formações rochosas, seguidas pela diversidade cultural e étnica. Essa Região Turística é formada por oito municípios, cujos atrativos naturais e tradições atraem visitantes em busca de aventura, de história e de cultura. Com essas dicas de destinos, com certeza, a sua viagem para São Mateus tem tudo para ser incrível.
Praia mais badalada do Espírito Santo
Em 1903 o vilarejo tornou-se sede do distrito com o nome de Fundão e passou a município em 1923. Se você aprecia um ambiente mais agitado, a praia do Pontal do Ipiranga é a escolha ideal. Durante a alta temporada, o local abriga shows e eventos que animam o público, além de suas ondas que são um verdadeiro paraíso para surfistas. A história de São Mateus, um dos municípios mais antigos do Brasil, começou em 1544, com a chegada dos colonizadores portugueses. Houve um tempo em que o local estava subordinado ao Governo da Bahia e, por conta disso, recebeu muitas famílias importantes do Estado. Embora a programação completa com todas as atrações ainda não tenha sido divulgada, o público pode esperar uma variedade de shows musicais, atividades culturais e opções de lazer para todas as idades.
- Localizada a poucos metros de Guriri, a Praia do Bosque é uma opção para quem busca mais sossego na cidade.
- O parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
- O Projeto Tamar também possui uma base de conservação das tartarugas marinhas em Guriri.
- O Espírito Santo é dono de um litoral deslumbrante, com mais de 400 km de extensão e cerca de 100 praias para todos os gostos.
Embora afetado e com turismo reduzido, a vila de Regência é encantadora. Antes de chegar em Guriri, tinha partido pela manhã bem cedinho de Vitória. Depois de uma manhã em Aracruz, no litoral norte do Espírito Santo, era hora de pegar estrada. Guriri ganhou esse nome por conta de pequenos coqueiros, chamados pelos índios de “guriri”, que significa “coco pequeno”. A aconchegante pousada serve um delicioso café da manhã caseiro para os hóspedes e fica a apenas 80 metros da praia. Outra opção é fazer um passeio de barco pelo Rio Cricaré, que corta a cidade.
O que fazer em Guriri
Além das belezas tropicais, o Espírito Santo possui uma rica gastronomia muito ligada às delícias que o mar proporciona, principalmente representada pelas icônicas moqueca e torta capixaba. É no litoral que se concentra o maior número de visitantes, desde aqueles que pretendem sentir o vento e ouvir somente o barulho das ondas, até os que procuram muita curtição. O Espírito Santo está dividido em dez Regiões Turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais. A Praia de Urussuquara está situada em uma vila de pescadores, na divisa com a cidade de Linhares. Ela é cercada por árvores nativas, manguezais, rio e muitas outras belezas naturais. No local, é possível descansar, fazer caminhadas e passear de buggy.