Com essa informação ele oferece sugestões de palavras que podem estar corretas. Os objetivos em relação à evolução da inteligência artificial crescem todos os dias. Isso porque a tecnologia vem se apresentando cada vez mais útil, e até mesmo necessária, em diversas áreas do cotidiano. Por fim, para agilizar ainda mais o atendimento, há a possibilidade de implementar uma funcionalidade de sugestão de respostas para resolver os problemas mais simples com mais clareza e rapidez. Outra questão é a possibilidade de oferecer atendimento omnichannel e respeitar a linguagem de cada canal de comunicação, de acordo com a preferência de cada cliente.
Ao usar a IA para oferecer aos seus clientes produtos interessantes, soluções rápidas e experiências personalizadas, você está dando a eles o melhor serviço pró-ativo possível. Ficou claro como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente? Quando bem aplicada, consegue revolucionar as empresas, sendo uma grande aliada para promover resultados cada vez melhores — ajudando na redução de custos, na satisfação do cliente e no maior faturamento. As empresas que já descobriram como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente estão otimizando suas estratégias e colhendo bons resultados. Essa tecnologia pode ser aplicada de diferentes maneiras em negócios de todos os setores para alcançar da melhor forma a expectativa do consumidor. A inteligência artificial entrou no mundo do atendimento ao cliente há alguns anos.
Descubra 3 maneiras como a IA generativa vai revolucionar o atendimento ao cliente. Fique por dentro da evolução da IA!
Você pode aproveitar essa mesma lógica no seu negócio para personalizar a experiência do cliente. Também dá para fazer a sugestão de conteúdos conforme o histórico de navegabilidade de cada um dos usuários. Se você usa um streaming de vídeos, filmes, séries ou de músicas, já deve ter percebido como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente nesse tipo de plataforma. O sistema identifica as preferências de cada usuário e faz sugestões conforme os registros anteriores. Recentemente, o Chat GPT se tornou o assunto do momento, um modelo de inteligência artificial (IA) generativa, desenvolvido pela OpenAI.
Agilização do processo de swarming de casos
Por ser capaz de encontrar dados e administrar informações de forma muito rápida, a inteligência artificial permite altos níveis de produtividade na área de atendimento ao cliente. Com uma interpretação correta da reação do cliente, seja em texto ou em áudio, essas ferramentas podem oferecer a resposta mais adequada ou, pelo menos, apontar e ajudar atendentes quanto ao melhor modo de proceder em cada caso. Já em curto prazo, uma das principais vantagens que podemos perceber da aplicação da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente é a automatização, quer ela seja das informações, perguntas, processos ou transações frequentes.
As empresas entenderam que o seu uso possibilita a realização de diversas tarefas com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. E isso acontece desde ferramentas ou programas que são 100% vindos da AI ou das funções que ela pode realizar no dia-a-dia. A empresa que quer desenvolver produtos e serviços consegue identificar padrões no comportamento e no consumo das pessoas que fazem parte do seu público. A inteligência artificial no marketing e em outras áreas reúne dados que indicam quais são as preferências e as exigências dos consumidores daquele nicho, ajudando a traçar um perfil bem mais realista. A inteligência artificial transforma a experiência do cliente por meio da agilidade e eficiência na hora de obter respostas ou esclarecer dúvidas. Também contribui com a melhoria ou o lançamento de novos produtos ou serviços, mais alinhados aos desejos do público, além de personalizar as estratégias.
Por exemplo, a compra de uma mercadoria em uma loja virtual e a retirada do mesmo item em uma loja física só é possível por causa da integração oferecida pela IA. Um consumidor pode não querer esclarecer seu problema para o atendente em voz alta por meio do telefone quando está em um ambiente público, por exemplo. Com seus smartphones sempre à mão, hoje em dia, as pessoas não desejam mais ser limitadas a apenas um canal de atendimento. Elas buscam por uma série de alternativas que permitam o contato a qualquer tempo e de qualquer lugar.
Chatbots inteligentes
Mas quando a equipe conta com IA na sua operação, pode lidar com os chamados de uma forma mais inteligente, entrando em ação somente quando necessário, para resolver problemas com agilidade. Também pode ser aplicada para gerenciar altos volumes de demanda e acompanhar as necessidades dos clientes. Para começar a testar as funcionalidades e os resultados que o chatbot pode trazer para a sua empresa, conheça mais sobre o Chatbot da Zendesk e solicite uma demonstração. Segundo a pesquisa CX Trends, da Zendesk, 72% dos clientes querem um atendimento imediato. Por meio da automação, negócios podem integrar diversos ramos de atividades, tornando a jornada do consumidor muito mais fácil.
Com isso, é possível atrair grandes profissionais e aproveitar o potencial dessas pessoas para inovar. Em especial pelo aprendizado de máquina, que otimiza cada vez mais as respostas criadas. O próprio sistema também pode decidir quando direcionar o cliente para um atendente humano, quando não é possível encontrar as respostas no banco Gestão de Vendas de dados. Reuna as equipes de marketing, vendas, e-commerce, atendimento e TI, em torno do cliente e centralize sua operação em uma única plataforma. Guias gerados por IA ajudarão novos colaboradores e terceirizados a serem integrados rapidamente as equipes e a reciclar suas competências com recursos de aprendizagem contínua.