Categorias da CNH: conheça os tipos de carteira de motorista

Categorias da CNH: conheça os tipos de carteira de motorista

Com a categoria de CNH C você será capaz de conduzir veículos de transporte de carga. Eles podem ter peso acima de 3.500 kg, como caminhões, tratores e até veículos com ocupação agrícola. Cada uma delas capacita e habilita o motorista para dirigir determinado modelo de veículo, como motos, carros ou até caminhões e veículos pesados. O condutor pode dirigir os veículos inclusos em todas as categorias, inclusive os que possuem unidades acopladas que excedam 6.000 kg, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. A categoria D é específica para veículos de transportes de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans, por exemplo, onde a lotação exceda o total de oito passageiros. Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 lugares e, todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.

A CNH é um documento essencial para o trânsito brasileiro e é fundamental compreender quais são os tipos de habilitação, suas diferenças e como é o treinamento e procedimento para sua obtenção. Veja o vídeo a seguir, produzido pelo programa Pé na Estrada, que fala sobre o tema. Exame realizado em veículo com capacidade de, no mínimo, 20 passageiros. Por envolverem responsabilidades diferentes, cada um dos tipos de CNH têm regras distintas para a obtenção da habilitação. Apenas é permitido quando o veículo não ultrapassar 06 toneladas, o limite de pessoas também é de 09.

O exame de direção exige que o candidato à CNH da categoria D conduza um veículo para transporte de passageiros com capacidade de, no mínimo, 20 passageiros. Com esse tipo de carteira de motorista, é possível conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm³ de cilindrada. Com a CNH “D”, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 pessoas. Com ela, o condutor também pode dirigir todos os veículos incluídos nos tipos de CNH “B” e “C”.

Por fim, é preciso fazer um teste de distúrbios do sono e o exame toxicológico. Com a carteira de habilitação B, também é permitido o acoplamento de reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e veículo não ultrapasse o peso ou lotação máximos definidos. Contudo, é proibida a condução de carros puxando trailers, contemplados apenas na categoria E. Com a carteira de habilitação “B” também é permitido o acoplamento de reboque e semirreboque, desde que o conjunto da extensão e o veículo não ultrapassem o peso ou lotação máximos definidos. Contudo, é proibida a condução de carro puxando trailer, contemplado apenas na categoria “E”. Além de todos os veículos das categorias B e C, quem tem CNH D pode dirigir veículos que transportam mais do que 8 passageiros, como é o caso dos ônibus, micro-ônibus e vans.

Quais são as categorias da carteira de habilitação?

No entanto, para a obtenção da carteira nacional de habilitação para essa modalidade é necessário habilitação na categoria C. As auto-escolas oferecem aulas práticas aos candidatos para a realização destes testes. Tanto para tirar a primeira CNH ou adicionar uma nova categoria, é necessário fazer no mínimo 20 horas de aulas práticas antes da tão esperada prova prática. Caso você não se sinta confortável em ir para a prova prática com esse número mínimo de horas praticadas, basta solicitar com a autoescola a realização de mais horas de aula. § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg , ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista. Neste caso, o candidato à habilitação deve fazer o exame de direção em um caminhão trator com um reboque ou semirreboque acoplado.

O que é necessário para tirar uma CNH?

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório no Brasil para conduzir veículos automotores. Pessoas a partir de 18 anos de idade podem fazer as aulas, práticas e teóricas, e as provas para obter a habilitação. O que cnh facilitada muitas pessoas não sabem é que a categoria B também permite conduzir os chamados motor-homes, desde que não excedam 6 toneladas, ou 9 passageiros. No entanto, o carro e o acoplamento não podem ultrapassar o peso e a lotação máxima.

Como obter a CNH da categoria D

Essas categorias de CNH são separadas e específicas para veículos com duas ou 3 rodas. Os motoristas que têm CNH da categoria E, podem dirigir qualquer veículo das categorias B, C e D, além de caminhões, carretas, reboques e trailers. O veículo ciclomotor são aqueles que possuem até 50 cilindradas, não ultrapassando 50 km/h. São também conhecidas como “cinquentinhas”, e o exame para a permissão é mais simples das categorias de CNH.

ACC

Resumindo, quem tem esse tipo de carteira de habilitação pode dirigir qualquer tipo de veículo com duas ou três rodas. Veículos não articulados e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. Condução de veículos de quatro rodas, com peso máximo de 3,5 toneladas.

As primeiras atividades competitivas eram voltadas a jovens com deficiência auditiva, que participavam de modalidades coletivas. Alguns anos depois, foram adaptadas atividades para jovens com deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo. Para pessoas com deficiências físicas, o esporte foi adaptado ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando soldados voltaram para os seus países com mutilações e outras deficiências. O País está cada vez mais conquistando seu espaço em competições. Recentemente, nossos atletas tiveram o melhor rendimento brasileiro dos jogos Parapan-americanos Site externo em toda a história da competição. Os exames para obter a autorização para conduzir ciclomotor ou ACC, têm etapas e exigências mais amenas que a CNH das categorias “A” e “B”.