O ônibus elétrico da Volkswagen, chamado de e-Volksbus, iniciou primeiros testes em maio do ano passado. O modelo para uso urbano tem autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade, afirmou a montadora. “Estão acontecendo grandes mudanças na transição dos motores de combustão interna para os veículos elétricos. A Nissan está assumindo uma série de desafios de desenvolvimento tecnológico em novas áreas e a geração de energia a partir da tecnologia SOFC é uma das nossas forças. O primeiro dia do fórum terá debates sobre o cenário atual do transporte público e as perspectivas para a eletromobilidade nas cidades brasileiras, com painéis sobre modelos de negócios para a eletrificação do setor.
Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, no comunicado da empresa. O modelo foi apresentado e iniciou seus testes no Brasil em um trabalho conjunto das equipes de engenharia da Nissan no país e da matriz, no Japão. Agora, a Nissan está demonstrando o prosseguimento e ampliação da sua experiência no desenvolvimento da tecnologia SOFC em sistemas estacionários de geração de energia, reforçando todo o potencial desse sistema para diferentes usos.
Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial ibc 1000 litros é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.
Nova tecnologia da BYD pode deixar carros elétricos e híbridos com preço mais baixo
Com modelos de carros elétricos e híbridos, a nova proposta consiste justamente em apresentar o sistema híbrido DM da próxima geração, que deverá garantir um alcance combinado surpreendente para seus veículos. O anúncio do início da produção foi feito durante o evento “RJ Eletromobilidade – nova matriz energética e o futuro do transporte rodoviário por ônibus do Rio de Janeiro”, realizado nesta terça no Rio. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta terça-feira que vai começar a montar seu primeiro modelo de ônibus elétrico no segundo semestre deste ano, entrando em um mercado que está sendo disputado atualmente por rivais asiáticos como Higer e BYD e nacionais como Mercedes-Benz.
Eles são conhecidos por controlarem direção, freios e aceleração dos carros, porém, num nível bem mais avançado que os sistemas pacotes ADAS+ que vemos aqui em carros a partir do Honda City, por exemplo.
Isso significa que esse será o alcance resultante da combinação do motor/propulsor elétrico e do motor a combustão. Antecipadamente, pode-se dizer que o novo sistema híbrido da próxima geração dos veículos da BYD resulte em um alcance combinado de quase 2 mil km. Um dos grandes atrativos dos carros elétricos e híbridos da chinesa é justamente o valor, e ao que tudo indica, uma nova tecnologia pode deixá-los ainda mais baratos.
BYD prepara nova tecnologia capaz de deixar carros elétricos e híbridos ainda mais baratos
Consequentemente, os tempos de inicialização e desligamento do sistema podem ser reduzidos, podendo ser realizadas operações de monitoramento da carga após flutuações repentinas na demanda de potência. Isso permitirá um funcionamento efetivo do sistema SOFC, quando se prevê que a tecnologia será utilizada em conjunto com energias renováveis”, afirma a montadora. Haverá discussões de como ampliar as oportunidades de investimentos e formas seguras e viáveis para implementar os veículos de propulsão elétrica no sistema de transporte coletivo. Nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de março de 2023, ocorre o primeiro fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. A caráter de comparação, atualmente, os carros convencionais têm um alcance de cerca de 600 km, quando abastecidos com gasolina.
Volkswagen vai iniciar produção de ônibus elétrico no Brasil no 2º semestre
No segundo dia, serão discutidos os principais desafios para a implantação de ônibus elétricos pelos operadores, com suas experiências de planejamento e sustentabilidade, contando também com a presença de representantes de empresas convidadas. Estarão expostos veículos elétricos de empresas como Marcopolo, BYD, Volkswagen e Mercedes, assim como Eletra, Higer e Volvo. A empresa destacou que o modelo será baseado no conhecimento acumulado em cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito 100% no Brasil, o e-Delivery, acrescentando que ambos têm tecnologias e componentes compartilhados. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta terça-feira que vai iniciar a produção de um ônibus elétrico no país no segundo semestre.
Com nomes como Super Cruise, Blue Cruise, Auto Pilot, entre outros, tais sistemas de condução autônoma de baixo nível, geralmente entre 2 e 3, mas mesmo com a fusão de dezenas de sensores, radares e câmeras, além de LiDAR, estas tecnologias podem não entregar o que se pede. Organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), o evento acontece no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul da capital carioca, das 9h às 17h. Por fim, a partir de agora, diversos novos modelos da chinesa virão com a atualização Glory Edition, lançada no dia 19 de fevereiro, e assim, com preços significativamente mais baixos. O sucesso da BYD já é perceptível para todo mundo já tem um tempo, e parece que a fabricante chinesa está ainda mais empenhada em garantir novas melhorias para seus automóveis.
Vale ressaltar que a grande maioria dos veículos do tipo BEVs da BYD são baseados na plataforma 3.0. Além disso, a BYD prepara uma nova plataforma que promete resultar em uma redução para o valor dos custos de produção. A Nissan tem o compromisso de atingir a neutralidade de carbono em todas as atividades da empresa e no ciclo de vida de seus produtos até 2050. “No futuro, o desenvolvimento de uma célula suportada por metal, que é um componente da pilha da SOFC, vai ajudar a potencializar a robustez da célula.