Ômega 3 age nas membranas das células neuronais como outros ácidos graxos que são essenciais para o funcionamento do cérebro. Porém esse ácido especificamente torna as bainhas de mielina mais fluídas e flexíveis favorecendo a transição de informações de forma mais rápida e eficiente. Além disso, o ácido graxo essencial – necessário para o organismo e não é produzido pelo mesmo – provoca a liberação do hormônio serotonina que promove a sensação de felicidade.
O Ômega 3 tem seu papel na saúde mental reduzindo estresse, raiva, ansiedade, diminuindo insonia, fadiga, provocando melhora a aprendizagem, estabilizando o humor corroborando assim em processos bipolares e ajudando no combate a depressão.
Países em que o consumo semanal de peixe esta presente na cultura local, os índices de depressão entre a população decaem significativamente. Peixes de água do mar como sardinha, salmão, atum tem altos níveis de ômega 3, para uma dieta vegetariana a opção com maior quantidade do ácido é o óleo de linhaça, outras sementes também fornecem o ômega 3 ao organismo como chia, castanhas, nozes, azeite de oliva e a própria linhaça.
O ácido graxo também corrobora para a prevenção de depressão pós parto, pois o corpo da mulher tende a não absorver o omega 3 ao passa-lo para o bebe que necessita pra formatação do cérebro com as bainhas de mielina, assim o corpo da gestante fica em falta desse ácido essencial decorrendo em uma maior apatia e perda do humor.
Existem capsulas concentradas de ômega 3 as quais devem ser utilizadas com o auxilio de profissionais da saúde; psicologo, médico ou nutricionista para um maior controle e segurança.
Além de melhorias psicológicas, o acido graxo age com anti-inflamatório reduzindo dores nas articulações, também diminui o acúmulo de colesterol no sangue, fortalece o sistema imunológico, estabiliza o ritmo do batimento cardíaco.
É ômega 3 mesmo sendo um acido graxo e causando aflições e duvidas se engordaria tomar a capsula ou se alimentar de fontes ricas do ácido. Porém a ingestão provoca o sentimento de saciedade e alem disso estudos que comparam pessoas que ingeriram uma quantidade de calorias com omega 3 e outras que se alimentaram as mesmo as características ou não obtiveram mudanças ou até emagreceram. importante lembrar que a melhora de humor diminui a necessidade de alimentação, promovendo maior saciedade e assim como o omega 3 tende a melhorar o humor corrobora para a perda gradativa de gordura
SERVAN-SCHREIBER, DAVID. Curar: o stress a ansiedade e a ansiedade sem medicamente e psicianálise. 15. ed. [S. l.]: Sá editora, 2004. 249 p.
PEREIRA, Regina. Ômega-3 pode ajudar contra a ansiedade. Veja saúde : Essa gordura tem empolgado no combate à ansiedade (e da depressão, do TDAH…) É mais um motivo para colocar peixes e sementes na rotina, [s. l.], 12 mar. 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/omega-3-pode-ajudar-contra-a-ansiedade/. Acesso em: 4 jun. 2020.
CONSUMIR omega 3 emagrece ou engorda?. Dieta detox, [s. l.], 1 jun. 2020. Disponível em: https://dietadetox.eco.br/consumir-omega-3-emagrece-ou-engorda. Acesso em: 4 jun. 2020.