Motivação

Motivação é o impulso, a energia do indivíduo com o objetivo de realizar ações. A motivação intrínseca são os desejos e vontades internas, a extrínseca se refere a interferências do ambientes, externas ao indivíduo como respostadas positivas, prêmios, aceitações sociais, reconhecimento.

Maslow (1908-1970), psicólogo formado na Universidade de Wisconsin, teve destaque principalmente pela piramide de Maslow que relacionava o conceito de necessidade a motivação e hierarquizava as demandas. o psicologo entendi o homem como um todo, não diferenciando a parte do organismo, do inconsciente, de papeis sociais, mas pensava o ser humano como uma unidade e assim suas necessidades e motivações tomavam todo o ser.

A hierarquização que o humanista propõe não exclui a possibilidade de multiplicidade, assim duas ou mais motivações podem influenciar um indivíduo ao mesmo tempo porem umas possuem maior importância que outras, exigindo uma satisfação mais instantânea. Mesmo assim a classificação dos sentimentos na piramide foi bastante criticada por trabalhos posteriores pela complexidade maior social e do indivíduo.

Na psicanalise, Vernon (1973) coloca a motivação como uma força que vem do interior que ao emergir sustenta as ações mais importantes, o conceito se diferencia de pulsão e instinto pois como afirmada por Brenner (1969) a força interna não é predeterminada mas derivada do “ego”

No esporte

No esporte a motivação é de suma importância, entender como ela atua em cada participante e como influencia-la positivamente pode melhorar sua atuação.

Motivação para a psicologia do esporte é a direção e a intensidade do esforço. Como a própria palavra evidencia, motivação contém motivos ou seja, interesses, necessidades, objetivos, é uma ação fundamentada em uma finalidade.

Existem duas formas de se formar o pensamento motivacional, orientando-o a tarefa ou ao resultado.

Orientação a tarefa: o foco é estruturado na melhora individual, focalizando no processo, no desempenho próprio, esse pensamento tende fazer com que o indivíduo busque concorrentes reais ou moderadamente difíceis e estão mais aptos a lidar com o fracasso. Já na orientação ao resultado o indivíduo tende a buscar concorrentes irreais, ou muito melhores em que o fracasso é esperado e assim a cobrança de acerto se dilui ou adversários iniciantes com menor preparo, assim não busca sair da zona de conforto. Isso porque em motivações focadas no resultado a instabilidade está posta podendo variar a percepção de sua própria da capacidade rapidamente.

Dialogando com as metas, as diretrizes de atribuições auxiliam e demonstram o modo em que a motivação está funcionando. Perceber e monitorar a forma em que esta sendo pensada a falha ou a vitória é um mecanismo importante. Ao perder um campeonato a equipe atribui a perda a situação? a capacidade individual? ao azar? a falta de empenho? e a vitoria de um campeonato? e a falha em um saque, um passe? todos essas respostas evidenciam o funcionamento da motivação e se trabalhadas podem melhorar o próprio desempenho e mudar o forma de lidar com a frustração

Visto que a motivação é estruturado na finalidade porque a motivação tende a variar? É importante lembrar que os objetivos nem sempre continuam os mesmos, normalmente mudam e são diversos, como por exemplo um atleta de natação que no inicio sua meta era baseada em agradar a demanda externa familiar somada com sua vontade de se tornar mais ativo e se tronar mais forte. mas com o tempo sua motivação a treinar se torna os amigos que fez no treino e nadar cada vez mais rápido

Convivendo com os fatores pessoais estão os situacionais como a personalidade e orientação do técnico, o local do treino, histórico de vitórias da equipe. Por exemplo uma atleta de futebol pode ter como principal finalidade uma melhora pessoal, mas quando um parente ou amigo vai assisti-la a motivação se torna também a agrada-lo, ser reconhecida, e quando joga contra um time que já perdeu antes a motivação aumenta pelo orgulho, e a aflição de perder novamente.

É possível dividir a motivação em três abordagens – visão centrada no traço – que o foco é baseado prioritariamente no participante. Visão centrada na situação – colocando maior importância para os fatores externos e fatuais que atingem o indivíduo. E também a visão interacional que dialoga as metas e personalidades com a circunstância.

WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. [S. l.]: Artmed, 2017. 604 p.

TIPOS de motivação na psicologia. Psicologia-online, [s. l.], 2020. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/tipos-de-motivacao-na-psicologia-310.html. Acesso em: 10 jun. 2020.

ANDRADE, Sofia. Motivação, uma necessidade intrínseca do ser humano…. Psicologia: o portal dos psicólogos, [s. l.], 10 jun. 2020. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?motivacao-uma-necessidade-intrinseca-do-ser-humano&codigo=AOP0443. Acesso em: 10 jun. 2020.

Reis Sampaio, Jáder dos O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. Revista de Administração – RAUSP [en linea]. 2009, 44(1), 5-16[fecha de Consulta 10 de Junio de 2020]. ISSN: 0080-2107. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=223417526001

Deixe um comentário