Lembre-se de que todos os dispositivos e componentes compatíveis com Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E serão rotulados como tal. Nem todos os dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6 serão compatíveis com Wi-Fi 6E, portanto, verifique se o hardware que você está considerando é compatível com Wi-Fi 6E ao atualizar. Esse novo protocolo também é mais seguro e utiliza novas tecnologias de criptografia, como a SAE. O Wi-Fi 6 pode ser mais rápido devido a tecnologias como atribuição de prioridades de tráfego, OFDMA e beamforming.
Uma rede Wi-Fi naturalmente apresenta alta largura de banda, transmissão segura em uma LAN e baixa latência. Portanto, é uma maneira inevitável e viável de transportar dados da IoT em uma rede Wi-Fi. Atualmente, muitos fornecedores propuseram seus IoT APs com módulos Bluetooth ou ZigBee integrados para transmitir dados do dispositivo IoT.
A 5G vai acabar com o Wi-Fi? [Atualizado]
Isso acontece porque o padrão não foi desenvolvido para garantir a velocidade máxima para um dispositivo apenas, mas sim para dividir essa velocidade entre todos os dispositivos conectados na mesma rede. Anunciado em 2019 pela Wi-Fi Alliance, o Wi-Fi 6 apresenta uma melhorar na conexão dos usuários com redes Wi-Fi. Entre as novidades apresentadas no padrão, está o aumento na velocidade e na capacidade de tráfego de dados. O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, está mudando nossa forma de se conectar e consumir informações. O padrão Wi-Fi 6 se baseia nos pontos fortes dos padrões de Wi-Fi anteriores, com melhora da eficiência, da flexibilidade e da escalabilidade. Essas melhorias conferem às redes novas e atuais maior velocidade e capacidade para comportar aplicações de próxima geração.
Tecnologias 5G e Wi-Fi 6 – Trabalharão juntas para criar experiências conectadas
Com a adoção do 5G NR no Brasil vamos experimentar novas aplicações e desempenho muito melhor do que temos hoje em termos de velocidade, capacidade e qualidade na transmissão de dados. Com isso o ecossistema será ampliado e as Operadoras terão um leque muito maior de serviços para oferecer para a sociedade, que hoje é totalmente conectada. Conectar bilhões de dispositivos, equipamentos e pessoas é realidade em nosso mundo e, para que isso aconteça, é essencial ter uma boa infraestrutura de telecom.
Isso também ajuda a reduzir a interferência de redes e dispositivos antigos que estejam nas proximidades. Essa tecnologia é a implantação de mais antenas em um dispositivo, para promover uma melhor comunicação entre os aparelhos conectados. Ela oferece uma série de vantagens sobre a tecnologia WiFi mais antiga, que veremos a seguir. O WiFi 6 acompanha uma nova convenção de nomenclatura, projetada para permitir que os usuários percebam facilmente qual tipo de dispositivo estão usando.
Assim, o ideal é que você tenha o melhor domínio da tecnologia para não cometer erros. A transformação digital já impactava todos os segmentos corporativos quando a pandemia de COVID-19 acelerou todas as adesões e implementações. O grande trunfo do Wifi6E é a utilização da faixa de 6,0GHz que irá permitir maior transferência de dados e menor interferências e faixas congetionadas. Já nessa tecnologia, houve uma possibilidade mais concreta e viável de transmissão de vídeos em Full HD e com tecnologia 3D. Isso possibilita colocar o transmissor de dados dos aparelhos em modo de espera , até que seja necessário reativá-lo. Assim, os gadgets não precisam permanecer em estado de alerta constante, o que se traduz em uma economia de bateria considerável.
Benefícios do Wi-Fi 6
“O preço de um AP Wi-Fi 6 com diversas vantagens tecnológicas é o dobro de um carrier carrier”. Com a tendência de aumento do número de dispositivos conectados e diante da relevância que planos de hotspot social a mobilidade vem tomando, a consolidação da tecnologia é questão de tempo. Um ponto ainda em discussão é a utilização do WI-Fi 6 para complementar o escoamento do tráfego off-load.
Resumidamente, essa tecnologia pode classificar um canal sem fio em vários subcanais, e cada um desses subcanais tem a capacidade de transportar dados para diferentes dispositivos. Os chips internos que cuidam da codificação e decodificação desses sinais tornaram-se mais poderosos com o próximo padrão. Essa taxa de transmissão de dados aumenta as velocidades da Internet até mesmo em redes 2,4 GHz. E além da necessidade de popularização do Wi-Fi 6, produtos certificados para trabalhar dentro dessa tecnologia devem demorar alguns meses para chegar ao mercado. Sendo que, além de um novo roteador novo, para usufruir da nova versão das redes sem fio, você precisará também de um novo smartphone, um novo notebook ou uma nova smartv compatíveis com o padrão. O WiFi 6 e o 5G oferecem oportunidades interessantes para conectar mais dispositivos de maneira confiável via wireless.
Quando se trata de conectividade de funcionários – tanto dentro quanto fora do escritório – os dois principais casos de uso envolvem o aprimoramento da comunicação e colaboração no local de trabalho . Por exemplo, as organizações podem usar Wi-Fi 6 para aumentar a velocidade de voz e vídeo, desligando funcionários de telefones de mesa e conexões com fio. Um dos aspectos mais importante que vejo é o relacionado com o Espectro de Frequências pois há diferenças importantes entre as duas tecnologias. O Wi-Fi 6 tem algumas limitações que são críticas em vários casos de uso deste novo mundo digital. Primeiro pelo fato de usar as bandas compartilhadas e não licenciadas de 2,4 e 5 GHz.