Ortopedia: O Que Você Precisa Saber Sobre Essa Especialidade!

Por isso, aquela dorzinha incômoda após o futebol ou que surgiu ao carregar uma caixa muito pesada pode não ser apenas uma besteira, e sim uma indicação de que algum problema mais grave requer atenção. O ortopedista também tem como função receitar medicamentos, que podem ser tanto para o alívio de sintomas, quanto anti-inflamatórios, que possuem uma abordagem mais completa. A prescrição irá depender de cada caso, bem como da necessidade de cada paciente. Os exames são fundamentais para que o ortopedista possa analisar de maneira mais profunda o quadro clínico do paciente.

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

É fundamental que profissionais da área médica estejam constantemente reciclando seus conhecimentos por meio da participação em eventos ou realizando cursos. Portanto, observe se o especialista tem a formação adequada para atender ao seu caso e também se ele se mantém atualizado e bem-preparado para prestar um atendimento de qualidade. Um exemplo é a equipe de ortopedistas do COE em Goiânia, cujo foco é atender às necessidades de cada um dos seus pacientes, oferecendo um tratamento de ponta e com resultados surpreendentes. Considerando que a área da ortopedia envolve diferentes especialidades, cada uma direcionada a uma parte específica do corpo, poder contar com profissionais qualificados faz toda diferença.

Gerenciar a dor

Assim, pode causar dor, dificuldade na movimentação e fraqueza muscular. Apesar das diferenças apresentadas, ambas as profissões costumam trabalhar juntas. A depender do caso, um médico ortopedista  e um reumatologista podem atuar em conjunto em busca de uma melhora completa do paciente. Entre as diversas especialidades médicas, a ortopedia se destaca pelos novos costumes adotados na Era Digital. Médicos ortopedistas também podem fazer um plano de tratamento e prevenção para ajudá-lo a evitar futuras lesões. Ossos quebrados, fraturas por compressão, fraturas por estresse, luxações, lesões musculares e rupturas ou rupturas de tendão são condições que os ortopedistas geralmente tratam.

Doenças e Lesões Comuns na Ortopedia

Sendo assim, os tratamentos da ortopedia são destinados para pessoas que apresentam problemas congênitos como malformações ou disfunções. Também atende aos pacientes que desenvolvem essas complicações ao longo da vida ou que as têm como sequela de traumas e acidentes. Na consulta com o ortopedista, o médico irá fazer alguns testes de mobilização do local afetado, para avaliar se há alguma dor ou desconforto.

Portanto, saber escolher o médico ortopedista pode fazer a diferença no seu diagnóstico, tratamento e, em alguns casos, a sua cura. Logo, se observa  uma grande importância de consultar um profissional da ortopedia que possa transmitir tais valores. A ortopedia cuida dos ossos, músculos, tendões e ligamentos, que envolve problemas de movimento e dores causadas por traumas ou doenças degenerativas. Antes de conhecer as partes do corpo que o ortopedista cuida, é necessário entender a ortopedia, área que trata das doenças musculoesqueléticas, visando melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, onde o ortopedista é peça central neste processo. Por isso, sua prioridade serão problemas envolvendo casos de lesões e deformidades ósseas, dos músculos, problemas de coluna, dos tendões, articulações e ligamentos. Para isso, é essencial entender que o especialista em ortopedia consegue atuar muito além do campo cirúrgico.

Quais partes do corpo o ortopedista cuida?

O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico. A dor no joelho pode surgir por desgaste na articulação, excesso de peso ou lesões, por exemplo.

A artrose é causada pela degeneração e frouxidão da articulação, que levam ao inchaço, dor e rigidez nas juntas, além da dificuldade em realizar movimentos. É uma doença crônica e degenerativa, que apesar de não ter cura, é tratada com medicamentos para alívio da dor e da inflamação. E também com fisioterapia e exercícios de estimulação, que retardam o desenvolvimento da doença. Há problemas ortopédicos que podem ser diagnosticados já na primeira visita do paciente, porém, há outros onde pode ser necessária a realização da leitura dos exames para se obter um diagnóstico mais preciso ou para tirar dúvidas. Após obter todas as informações, o ortopedista vai avaliar se há ou não a necessidade de realizar exames, como o raio-x. Salvo alguns casos, o diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise.

O médico ortopedista também pode se dedicar a cuidar de uma parte específica do corpo ou atuar com a prevenção de lesões em atletas, por exemplo. Algumas áreas do corpo, como joelhos, quadris, pés, coluna e punho, por exemplo, costumam ter características bem específicas. Por isso, é comum que, dentro da ortopedia, existam subespecializações para o tratamento dessas partes do corpo.

Mas em casos persistentes, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Geralmente causada por outras doenças, a artralgia se caracteriza por dores nas articulações. Ortopedista moema Pode ser proveniente de osteoartrite, gota, artrite reumatoide, entre outras. No entanto, a existência de fraturas antigas também é fator de risco.

Escolher os especialistas certos, como os da COE ortopedia especializada em Goiânia, é fundamental, tendo em vista que eles utilizam os tratamentos mais inovadores para cuidar do seu corpo da melhor maneira. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 80% da população sofre com dores na coluna. Visto isso, percebemos que esse é um problema bem comum na nossa sociedade e que pode variar de crianças até idosos. As causas desses desconfortos na coluna podem ser vários, mas os mais comuns são má postura, excesso de exercícios físicos ou de peso corporal e problemas mais crônicos, como fraturas ou inflamações.

Portanto, o especialista em ortopedia atua, sobretudo, na prevenção, estudo e no tratamento dos problemas relacionados à área. Entre as categorias básicas de especialidade médica, a ortopedia faz parte da cirurgia, o que significa que o médico ortopedista também pode atuar como cirurgião sem ter que, necessariamente, passar pela formação em cirurgia geral. O ortopedista é um profissional muito importante, e por isso deve ser consultado sempre que houver incômodos, limitações de movimentos, houver algum acidente, trauma ou a propensão para o desenvolvimento de doenças ortopédicas. A utilização de medicamentos é somente uma das opções de terapia para as lesões tratadas pela ortopedia. O ortopedista também pode indicar a seu paciente outros tipos de tratamento, de acordo com o quadro apresentado. Tendo isso em vista, torna-se cada  vez mais constante a necessidade de ter uma consulta com o médico especialista na área de ortopedia.