Trata-se de uma forma eficaz de aprofundar o autoconhecimento a fim de construir uma vida mais saudável e equilibrada, aprendendo a lidar de maneira mais inteligente com as situações dolorosas e os desafios que cruzam o seu caminho. Você deve falar para o seu psicólogo sobre aquilo que se sente confortável para expor, independentemente de qual for o tema. Podem ser questões mal resolvidas, dúvidas, inseguranças ou qualquer outro assunto que desejar. Por fim, vale ter em mente que as primeiras sessões também são uma oportunidade para tirar dúvidas sobre como funciona o processo terapêutico, afinal, não é algo do conhecimento de todos. Em algumas abordagens mais práticas, como a Terapia Cognitivo Comportamental, as sessões são permeadas por outros tipos de atividades além da fala e da escuta. Dependendo do caso, são propostos exercícios a serem aplicados durante a sessão ou até mesmo fora dela.
Reconheça toda a sua humanidade, tendo em mente que todos nós estamos sujeitos a termos dificuldades emocionais. A psicoterapia por hipnose é capaz de introduzir ideias construtivas no subconsciente. Se feita de maneira correta, ela pode auxiliar na alteração de padrões de comportamento, pensamento e sentimento. Tenha em mente, porém, que recaídas podem acontecer e, claro, fazem parte da experiência.
Existem várias abordagens psicológicas com o mesmo objetivo de fazer mudanças comportamentais positivas, mas com métodos diferentes, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Humanista, Terapia Existencial, Psicanálise, Gestalt, dentre outras. ansiedade Algumas pessoas, no entanto, têm dificuldades para aproveitar a terapia, se frustram consigo mesmas ou com o psicólogo e abandonam essa possibilidade para sempre. Na verdade, não há segredos quando se trata de cuidar da saúde mental na terapia.
Ou seja, esse tipo de abordagem faz com que o indivíduo analise suas próprias ações e encontre respostas mudando a interpretação que faz do mundo a sua volta. O psicólogo atua guiando o paciente para identificar o teor dos seus pensamentos, identificando e testando suas reações para compreender se estão exagerados ou errados para aquela situação. Para isso, um dos pilares da psicologia humanista é a aceitação incondicional.
Porém, há uma diferença entre terapeuta e psicológo, afinal, nem todo terapeuta é psicológo. Existem diversas abordagens terapêuticas e algumas delas podem ser mais adequadas para determinados problemas ou transtornos. Além disso, a psicoterapia pode ser combinada com medicações e outras formas de terapia. A psicoterapia por EMDR é relativamente nova, pois teve seu início no final dos anos 80.
Elas acreditam ser incapazes de lidar com esses elementos que lhe causam dor, mas, na verdade, todos nós temos capacidade para nos distanciar do que é ruim em nossas vidas e ser feliz. Muitas preocupações e dúvidas costumam circular pela mente do paciente que não sabe fazer terapia, por isso, ele não consegue aproveitá-la. O nervosismo, medo, vergonha, descrença e incerteza são empecilhos comuns, mas que podem ser resolvidos. Portanto, a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista é, basicamente, que o único autorizado a recomendar e prescrever medicações é o médico, ou seja, o psiquiatra.
Saúde mental
Durante a psicoterapia cognitivo-construtivista, o paciente é incentivado a analisar pensamentos e emoções negativas. Para o avanço do tratamento, é necessária a construção de uma consciência emocional, que faz com que o indivíduo crie independência psicológica, sendo capaz de lidar com seus sentimentos. Com a ajuda do psicólogo, é possível identificar as causas e os padrões comportamentais que possam estar lhe impedindo de ter uma vida mais feliz. A psicoterapia ilustra de maneira clara, os pontos que necessitam de atenção e reparo em nosso cotidiano, para que possamos atingir um estado de satisfação emocional. O terapeuta realiza análises sobre as queixas dos pacientes, procura compreender como a pessoa se comporta para então ajudá-la a identificar outras formas de agir no mundo. O processo terapêutico proporciona autoconhecimento e a realização de mudanças alinhadas com valores que são importantes para o paciente.
Quais condições a psicoterapia pode tratar?
É completamente normal você se perguntar se realmente precisa de terapia, mas essa é uma pergunta que você precisa olhar para dentro de si e, assim, conseguir a resposta. Nossos relacionamentos afetivos e profissionais ficam comprometidos quando não estamos nos sentindo bem e nossa autoimagem é uma das primeiras a serem prejudicadas. Isto acarreta em uma diminuição de nosso bem-estar, o que consequentemente pode vir a se tornar uma condição patológica para nossa mente. Procure por alguém que faça você se sentir confortável e que transmita confiança. Não se esqueça que você irá discutir questões profundas de sua existência em consultório, portanto, é imprescindível que você esteja fazendo isso com a pessoa certa. Psicoterapia voltada para as crianças, levando em consideração que quando elas brincam, expressam seus sentimentos e pensamentos.
Esses fatores podem ser desde o trabalho, o lazer, a segurança, a saúde financeira, as relações interpessoais, entre outros. A duração do tratamento terapêutico, entretanto, depende da gravidade do problema, das queixas e do engajamento do paciente. No caso das terapias de casal, por exemplo, alguns terapeutas estipulam um número exato de sessões para o par realizar. Outros, porém, trabalham de acordo com o tratamento do casal e do percurso dos encontros. Em geral, deve-se procurar um terapeuta assim que determinados sintomas físicos ou emocionais se manifestarem.
Quando procurar a terapia?
Esse padrão de comportamentos tem uma explicação, e a terapia online pode te ajudar a chegar nela. Caso você não consiga identificar as doenças, não tem problema, pois o psicólogo também exerce este papel e poderá te ajudar a reconhecê-las e indicar o melhor tratamento. Terapia é o tratamento para um determinado problema, doença, distúrbio, entre outras questões. Por mais que hoje em dia temos acesso a diversos autotratamentos, a terapia é feita por um profissional que acompanha um paciente/cliente em busca da cura de sua “dor’. Em muitos casos, o psicólogo pode solicitar que você retorne ao consultório algumas semanas ou meses após o término do tratamento, para checar se o que foi aprendido na psicoterapia está sendo colocado em prática. Comumente, as sessões online acontecem por chamada de vídeo ou áudio, com duração de aproximadamente uma hora.