Guia completo para escolher o pneu certo para o seu carro Blog

Alguns até não têm acomodações para montar um pneu sobressalente, exigindo que os motoristas substituam seus run-flats por mais run flats quando se desgastarem. Geralmente, uma loja de pneus estoca apenas os tamanhos maiores necessários para caminhões e SUVs. Então você precisa de rodas maiores, não apenas pneus maiores. Como os sistemas AWD podem adicionar milhares ao custo de um carro novo, muitos consumidores podem economizar dinheiro e dirigir com mais segurança no inverno, escolhendo pneus desse tipo. Claro, um carro AWD com pneus de inverno funciona como o mais aderente dos carros nesse tipo de clima. Esses tipos de pneus vêm de fábrica em muitos carros esportivos.

A classificação UTQG (Uniform Tire Quality Grades) é um requisito de rotulagem para todos os fabricantes de pneus. A etiqueta UTQG representa a resistência ao desgaste, à tração e à temperatura de um pneu. Consiste na forma como é construída a malha do pneu, a qual pode ser feita de forma diagonal ou radial. A malha é a estrutura na qual a borracha é vulcanizada e tem como função melhorar a estabilidade, conforto e resistência a impactos. A altura ou perfil no modelo acima é descrita pelo número 55. Usando a devida correção técnica, fala-se “pneu baixo” e “pneu alto”.

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O que falar sobre pneus?

O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo, e ele é formado por diversos componentes, que vão diferir de acordo com a construção. Quando vemos o pneu pelo lado de fora, apenas enxergamos algumas de suas partes. Ao se imaginar procurando um guia que mostrasse tudo sobre pneus para você, pensou que aprenderia tanta coisa sobre o assunto?

Se você for até seu veículo e observar o seu pneu, vai ver uma série de informações impressas na sua lateral. São indicados para os veículos que andarão predominantemente no asfalto e em vias pavimentadas. Quando alguém entra rápido demais em uma curva, a força centrífuga é maior que a capacidade de aderência do pneu e o resultado é uma derrapagem. É claro que o pneu não garante estabilidade em qualquer caso. Sua suspensão, aerodinâmica da carroceria, freios e outros componentes trabalham para que ele se mantenha na curva, conforme os comandos dados na direção.

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É um procedimento que prolongará a vida útil dos pneus e você terá de trocá-los Loja de Pneu Online com menos frequência. Você já deve ter ouvido falar nesse procedimento, que consiste, basicamente, em trocar os pneus de lugar de tempos em tempos, mudando os do eixo traseiro para o dianteiro e vice-versa. Isso é feito para aumentar a vida útil dos pneus, reduzindo o desgaste irregular da borracha.

Ou seja, a roda dianteira direita, vai para a esquerda traseira e por aí vai. Já em automóveis com tração dianteira (que são a esmagadora maioria), basta trocar com os de trás do mesmo lado. Assim, os pneus “dividem” o desgaste da banda de rodagem de forma mais homogênea, prolongando a vida útil.

A carcaça do pneu é responsável por resistir à pressão, ao peso do veículo e a choques. Os pneus disponíveis na Achei Pneus indicam esses índices (veja imagem acima). A banda de rodagem é a única parte do pneu que fica em contato direto com o chão. Suas principais funções são resistir a atritos, evitar cortes e perfurações.

Pneus por Marca

Se você desabilitar este cookie, nós não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que cada vez que você entrar no site, precisará habilitá-los ou desativá-los novamente. Porém, existem ainda os pneus de construção diagonal, que são descritos por um traço ( – ) antes do valor do aro. Único elo de ligação entre o veículo e o solo, o pneu exerce papel fundamental no dia-a-dia das pessoas, proporcionando mobilidade, agilidade e rapidez nos veículos modernos. Elas auxiliam na drenagem de água e na redução de temperatura do pneu, além de diminuírem os ruídos.

Saber qual o pneu para sua necessidade é sinônimo de conforto, segurança e economia no momento de dirigir. De forma geral, o pneu é um composto feito a partir de borracha natural e sintética, petróleo, poliéster e até mesmo aço. Esses componentes são calculados e colocados em proporções específicas para que o pneu tenha o desempenho correto para cada tipo de uso. Adequado para seu carro é fundamental para uma dirigibilidade correta e conforto na hora de pegar na direção. Existem pneus mais adequados para quem anda somente em asfalto, pneus dedicados para terrenos irregulares e aqueles específicos para veículos maiores, que suportam mais peso. Os benefícios do alinhamento,  incluem melhor manuseio do veículo, eficiência de combustível e vida útil dos pneus.

Isso força o desempenho do motor e acaba gastando mais do que o seu planejamento previa. Você sabia que a legislação regulamenta qual a altura mínima dos sulcos em seus pneus? Segundo a lei, eles devem ser de, pelo menos, 1,6 milímetro para serem considerados seguros para trafegar. Se estiverem abaixo desse valor, já podemos dizer que você está dirigindo um carro com pneus carecas. Caso seja pego em uma fiscalização com eles assim, poderá, até mesmo, ter o carro apreendido. Mas você sabe qual é a pressão adequada para o jogo que tem no seu veículo?

Existem 3 grandes categorias de pneus, todas projetadas para diferentes usos em diferentes terrenos. Há, também, especificações para usos com maior ou menor carga, e, ainda, existem números que indicam medidas, peso máximo e velocidade máxima suportada pelos pneus. Basta escolher o pneu exato para seu veículo e para o uso que ele terá na maior parte do seu dia. Treadwear é uma classificação dada aos pneus para avaliar a durabilidade da banda de rodagem. Banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato com a estrada e é responsável por fornecer aderência. Dessa forma, o Treadwear é uma classificação numérica que indica a expectativa de vida útil dos pneus com base no desgaste da banda de rodagem, quando testado em uma situação controlada.

Esse valor na etiqueta varia de 60 a 700 e indica quanto tempo o pneu durará. A condição de outras partes do carro, por exemplo, amortecedores, também influencia esse ponto. Também é aconselhável verificar a composição da borracha, considerando que, por exemplo, pneus mais macios duram menos tempo. Escolher pneus com perfil mais baixo para deixar seu carro com cara de esportivo nem sempre é uma boa ideia, principalmente se você dirige em avenidas e ruas irregulares, com buracos ou paralelepípedos. Os “cabelinhos” dos pneus são resultado dos “respiros” dos moldes de fabricação, sua função é evitar que ar fique retido no momento da vulcanização do pneu.