Um número variado de escolas se desenvolveu nesta época, havia escolas particulares fundadas por gurus. Neste contexto também se desenvolveu um modelo de ensino superior, que atraía aqueles que buscavam a elevação espiritual. Dessa forma, os pensadores indianos não aceitam a conclusão das ciências como verdade absoluta, pois nestas nações o misticismo e a ciências se alternavam e isto era plangente na educação.
No período primitivo a educação dos jovens, torna-se a ferramenta principal para a sobrevivência do grupo e alicerce para pôr em ação a comunicação e prolongamento da cultura. Através da imitação, aprende-se ou ensina o manejo com as armas, caças, colheita, a fala, cerimônia aos mortos, às técnicas de mudança e conhecimento do meio ambiente. Professores no período primitivo eram os chefes de família e em seguidas os sacerdotes, ou seja, eram professores leigos, ao qual não existia formação alguma para o cargo. Ela necessita de uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral, vindo a ser um membro útil à sociedade.
Uma intervenção de saúde pública que dissemina conhecimento sobre o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida e equipa comunidades para apoiar as famílias na prática dos Cinco Básicos. Isso significa ter real preocupação por uma pessoa e um desejo sincero de fazer uma contribuição para a sociedade. Ele defendia a extrema importância de ensinar responsabilidade social e empatia às crianças. O comportamento das crianças é baseado em um objetivo a ser alcançado dentro de um contexto social.
2. Princípios básicos da educação infantil e os direitos de aprendizagem
Ao aprendiz devia ser ensinada a virtude moral, bem como Humanidades e as Ciências. As capacidades inatas tinham de ser estimulada, neste aspecto, a natureza devia ser o guia. A direção do aluno tinha de ser consciente e o seu conhecimento tinha plano de aula educação infantil bncc de ser posto em prática. A educação no renascimento foi o período de repensar tudo que não foi pensado, ficando conhecido como século das luzes por propor uma nova educação. Aqui surgiram grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Crianças precisam ser ouvidas
Entenda a importância da musicalização na educação infantil e como trabalhar essa prática em sala de aula. A abordagem Reggio Emilia defende a ideia da “escola sem muro”, em que a comunidade contribui ativamente na construção de um processo de ensino e aprendizagem que considere as potencialidades dos estudantes. Na abordagem Reggio Emilia, as artes são trabalhadas em um ambiente educativo chamado de ateliê, onde são realizadas atividades como pintura, música e contação de histórias. Eles devem praticar uma pedagogia da escuta, ou seja, ouvir as crianças da forma como elas gostariam de serem ouvidas.
E isto só se conseguirá quando todos os benefícios que estiverem assentados no papel fizerem parte do cotidiano escolar. Ela também não pode se ocupar de nenhum tipo de emprego ou trabalho que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral. Neste princípio é garantido o direito à criança de ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
Qual é o principal objetivo da BNCC?
Desta forma, por meio de sensações, que devem ser as mais diversificadas possíveis, as crianças desenvolvem sua percepção que consequentemente contribui para se tornarem criativas. Isto sendo posto para apreciação descobre-se que quando o currículo caminha concernente dos anseios e questionamentos do educando e da sociedade em que este está inserido ele se torna mais que uma ferramenta, se torna um subsidio indispensável. Todos os saberes e conhecimentos estão ligados a politica e a cultura, trabalhando o currículo, trabalha-se o saber do cotidiano onde se transforma em saber cientifico. Ao falarmos da historia da educação escolar, entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. No surgimento da escola a partir dessa necessidade social, alguns conteúdos, alguns currículos em algumas áreas dos conhecimentos foram sendo pensados para serem trabalhadas dentro desse universo escolar.
O que a lei de diretrizes da educação prega no seu corpo, significa que o cidadão tem o direito de concluir seu processo educacional básico e consequentemente prosseguir para estudos em nível superior. O objetivo geral é analisar a teórica aplicação e funcionalidades nas instituições. No percurso do desenvolvimento da educação brasileira, houve e ainda há percalços e barreiras para que efetive de forma aceitável uma educação que contribua de maneira justa na construção de um novo modelo social, onde todos são iguais.