A apresentação da co-fundadora da Apremavi, Miriam Prochnow, integrou o circuito do projeto ‘Temperatura e Calor’, desenvolvido pela professora Margaret Dalabeneta e pelos estudantes da 2ª Série, que seguem o currículo do Novo Ensino Médio (NEM). O estado do Paraná, reconhecido como tendo o segundo melhor sistema educacional do Brasil, optou por se concentrar na escrita, um pilar essencial da aprendizagem que permite aos alunos expressar ideias, pensar criticamente e construir argumentos sólidos. Com mais de 1,2 milhão de alunos, o desafio era motivá-los a escrever mais, fornecendo feedback de qualidade sem sobrecarregar os professores. O setor educacional, assim como toda a sociedade, está passando por profundas mudanças. Além de acompanhar as novidades e se adaptar ao presente, os gestores escolares precisam estar atentos às tendências do futuro para a educação, como forma de se preparar e antecipar medidas. Um dos destaques do primeiro dia foi a atenção especial dedicada à Educação Infantil.
Preparação para um novo futuro
Ele se soma ao da educação digital, que também não estava previsto no atual PNE e foi inserido pelo governo. Outra novidade é uma meta específica para a redução de desigualdades de aprendizagem considerando a raça/cor dos alunos, o sexo, o nível socioeconomico, a região geografica e a reconhecida pelo mec localização urbana e rural. O texto também cria metas de qualidade — também baseado em aprendizagem adequada — que não existiam para a educação infantil e para a educação profissional. No atual PNE, o país, assim como os estados e municípios, possuía metas do Ideb para alcançarem — uma nota de 0 a 10 que é calculada a partir da aprendizagem dos alunos e da proporção de estudantes que são aprovados ou reprovados. Nacionalmente, ela só foi atingida nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) do ensino fundamental. Em um mundo cada vez mais digital, a coleta de dados tornou-se uma aliada poderosa para melhorar a educação.
Análise e dados: o poder da evidência na educação
Os municípios precisam estar em dia com seus planos de ação e, de fato, mostrar um desempenho positivo em relação a si mesmos — afirma a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que preside o grupo. As emoções, a curiosidade e a motivação influenciam mais do que imaginamos no processo de aprendizagem. O Paraná demonstra que, com uma implementação centrada nas pessoas, a tecnologia transforma a prática da escrita em um exercício constante de expressão e aprendizagem profunda. Em todo o país, comunidades inteiras estão demonstrando que a inovação não é um fim em si mesma, mas uma ponte para conectar, inspirar e liberar o potencial de cada aluno. Afinal, uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho é a da Tecnologia da Informação (TI).
Mulheres que transformaram suas dores em propósito.
Várias instituições no mundo já adotam aulas fixas de robótica e programação na grade curricular, mas a tendência é que essa prática se torne cada vez mais comum. Essa habilidade envolve tanto a capacidade cognitiva para raciocinar, investigar e criar soluções quanto a competência socioemocional de se solidarizar com os problemas locais e globais da sociedade. Sob o tema central “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, a Bett Brasil 2025 propôs reflexões profundas sobre o papel da educação na superação de crises globais e na construção de um futuro sustentável. É preciso entender sua realidade, falar sua linguagem e construir uma experiência de aprendizado que ele queira viver — todos os dias. Prepare os professores para o sucesso com a plataforma Intel vPro®, oferecendo desempenho, recursos de segurança baseados em hardware, estabilidade e gerenciabilidade remota moderna de nível empresarial.
Promove o acompanhamento dos estudos do aluno que frequenta o ensino público ou privado, nomeadamente na realização dos trabalhos de casa e apoio nas disciplinas em que ele revele mais dificuldades. Incentiva o aluno para que tenha um papel ativo na resolução dos seus problemas de aprendizagem e no esclarecimento de dúvidas. Confira o trailer da nossa nova série do YouTube, Teaching for tomorrow, que apresenta insights de especialistas sobre temas relacionados a ensino e aprendizado, alfabetização digital e muito mais. Os quadros brancos interativos — também conhecidos como monitores de tela plana interativa — permitem que os alunos colaborem e participem ativamente no aprendizado em ambientes digitais, remotos e de sala de aula. Almejando um acesso igualitário à educação, as escolas estão buscando fornecer PCs com LTE ou hotspots integrados para alunos mais afetados pela conectividade limitada.
Aqui, o desenvolvimento integral de cada estudante é a nossa prioridade, por isso, a qualidade não está somente no sistema de ensino, mas também, em como o ambiente escolar reflete no meio social. Tal como acontece com outras atividades extracurriculares, os professores geralmente veem uma melhoria nas notas, na frequência, na aspiração ao ensino superior e na autoestima dos alunos. Os Esports também foram capazes de estabelecer uma jogabilidade mais igualitária com seus participantes, permitindo que equipes com alunos de diferentes gêneros, idades e capacidades físicas. No dia 15 de Outubro, celebramos o Dia do Professor, uma data que nos lembra do papel essencial dos educadores na construção do futuro. Eles são os principais agentes de mudança na jornada educacional do Brasil, e a tecnologia, como a oferecida pelo Google for Education, serve como uma poderosa aliada em seu trabalho.
Para o professor de Tecnologias do Colégio Anchieta, Sandro Fiorese, a robótica educacional proporciona uma aprendizagem integrada por meio dos princípios de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Ele desenvolve a curiosidade, o raciocínio lógico e o interesse pela ciência de forma envolvente, colaborativa e significativa”, explica. Sendo um dos pilares de cada avanço, a comunicação entre os pais e a comunidade escolar para obtenção de resultados mais assertivos no progresso do estudante, é determinante para chegarmos a resultados de sucesso.
Palestras e debates ressaltaram a importância de uma base sólida nos primeiros anos escolares, com ênfase no desenvolvimento integral das crianças, que vai além do aprendizado cognitivo e abrange aspectos socioemocionais, culturais e ambientais. ✅ Estabelecer diretrizes claras para o uso da inteligência artificial, tanto por educadores quanto por alunos, estimulando uma cultura digital responsável e produtiva. O compromisso da instituição com a inovação educacional está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a inserção intencional e pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Básica. Com isso, a escola não apenas acompanha as transformações digitais, como também assume protagonismo na formação de alunos autônomos, críticos e éticos no uso das ferramentas tecnológicas.
✅ Revisar o currículo para incluir competências socioemocionais, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas — habilidades essenciais para o século XXI. O futuro da educação depende de professores preparados — e isso começa com investimentos consistentes em formação, escuta ativa e reconhecimento do seu papel como guias da aprendizagem. Além das aulas regulares, o Colégio Anchieta também oferece o projeto de contraturno InterAção, que oferece a oficina Vivências Tecnológicas.
A proposta avança em relação ao que foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao estabelecer em lei um cronograma mais rígido para que estados e municípios aprovem seus planos estaduais e municipais. A cada dois anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisa o percentual cumprido da meta do PNE em cada ente federado, que devem prestar contas. Além disso, o texto propõe incentivos aos gestores por meio de um fundo de infraestrutura, abastecido por royalties de petróleo. As escolas não precisam apenas de bons professores, mas de equipes que inspirem e unam. Uma liderança sólida pode fazer a diferença entre uma instituição estagnada e outra que evolui com o tempo. Notícias, memes, vídeos virais… A sobrecarga é brutal e nem sempre fácil de filtrar.
Durante a transmissão foram contextualizadas algumas das crises socioambientais que as sociedades enfrentam, como a emergência climática e a perda da biodiversidade, bem como as consequências para todas as formas de vida. Também foram apresentadas metas nacionais e globais de restauração e a importância do cumprimento do Código Florestal no contexto da Mata Atlântica. Por fim, a história, a atuação, o trabalho e os projetos da Apremavi foram divulgados como um exemplo de aplicação da restauração ecológica, na prática. Essas cinco tendências — tecnologia, alfabetização midiática, neuroaprendizagem, liderança educacional e análise de dados — não são apenas temas da moda. Representam os pilares de um ecossistema educacional que deseja (e precisa) se transformar.
Nosso propósito é mudar isso, formando profissionais que saibam acolher, comunicar e ensinar com empatia e técnica. “Eu acredito que a Apremavi desenvolve um dos trabalhos mais importantes que temos na nossa região, que é degradada. Em postagem, o petista compartilha imagens em agenda do governo e resultados da gestão. — Provavelmente no Senado ele vai ser votado na própria Comissão de Educação, e estamos conversando com eles para garantir que tenham esse tempo rápido de discussão.