Conheça os 4 pilares do marketing digital que vão te ajudar a crescer

Isso provoca a necessidade de lidar com sistemas mais robustos, mecanismos complexos de rastreamento de atividades e padronização das mensagens enviadas. À medida que a sua base de leads cresce, seu processo de gestão de leads precisa se tornar escalável. Além disso, frequentemente, a gestão de leads é confundida com a nutrição de leads.

Graças a isso, você pode ajustar rapidamente sua estratégia e corrigir campanhas para obter melhores resultados. Crie uma lista de e-mails de compradores em potencial, investidores e clientes anteriores e compartilhe boletins informativos, atualizações de propriedades e tendências de mercado para nutrir leads e informar seu público. Qualquer estratégia ou ação deve ter um objetivo de marketing bem definido, e seu processo de criação e veiculação nas mídias deve estar relacionado com o que se espera alcançar. A gestão do marketing digital utiliza este conceito para melhorar os resultados, equilibrando as campanhas em diversos objetivos, e dando mais importância para um ou outro conforme a maturidade digital avança. Uma pessoa pode até conhecer sua empresa e produtos e comprar na mesma hora, mas o caminho mais comum é passar por algumas etapas até estar pronto para comprar. Por isto, utilizar objetivos como “apresentar produtos” ou “visitas no site” são tão importantes, pois formarão a base de leads que um dia se tornarão seus clientes.

Como as empresas estão usando IA?

Por exemplo, você pode ter como objetivo aumentar o conhecimento da marca nas mídias sociais, direcionar o tráfego para o seu site por meio de mecanismos de pesquisa e nutrir leads por meio de marketing por e-mail. Por exemplo, uma meta pode ser “aumentar o engajamento no Instagram em 20% em seis meses”. O fato é que o mercado imobiliário on-line está lotado, com muitos agentes e incorporadores competindo pelo mesmo público. Se suas estratégias não forem bem direcionadas ou criativas o suficiente para chamar a atenção, pode ser difícil se destacar nesse oceano de ofertas semelhantes. A Private Islands Inc. é um tipo de empresa imobiliária de nicho, mas encontrou uma maneira de envolver clientes em potencial.

Por isso, você pode ter um conteúdo muito atrativo, mas é preciso demonstrar isso aos robôs por meios de estruturas de dados. É preciso usar o código para referenciar o estrutura para evento seu título, seus meta atributos, suas imagens, hiperlinks. É o que chamamos de otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO.

Quais são os 4 objetivos do marketing digital?

Fornecendo serviços de divulgação e software para seus clientes, a empresa é focada em ações que têm o conteúdo como protagonista. As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem o agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes. Por exemplo, segundo o relatório “Think Big with AI” feito pela SEMrush em 2024, a maioria dos entrevistados (67%) está utilizando ferramentas de IA para marketing de conteúdo e/ou SEO. Esse grupo, em sua maioria, trabalha em pequenas e médias empresas de até 50 pessoas. O objetivo é alcançar uma nova audiência, aumentar a visibilidade da sua marca e, claro, melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, como o Google.

Por exemplo, se seu negócio é uma loja de roupas femininas para jovens, não há razão para que seu foco seja direcionado a outro público a não ser mulheres jovens. A partir dessa reflexão, você conseguirá projetar um plano de comunicação dentro das mídias que mais lhe favorecem. É o primeiro pilar dos 4 pilares do marketing digital, e também um dos principais pilares do marketing digital para negócios virtuais. Mas, por mais importante que essa etapa seja para seu negócio, é necessário entender que ela não é tão simples quanto parece.

Os objetivos de conscientização visam aumentar a visibilidade da marca, enquanto os de consideração buscam engajar o público-alvo. No marketing digital para empresas B2C, é interessante usar estratégias que visam o lado emocional, como realizar campanhas em datas comemorativas, melhorar a conexão usando email marketing e aumentar o engajamento pelas redes sociais. Também é relevante que os objetivos de marketing digital estejam alinhados ao funil de vendas e a jornada de compra. Além disso, os objetivos de marketing digital são importantes porque norteiam a análise dos profissionais sobre o desempenho das campanhas de marketing digital criadas em relação aos resultados esperados.

É eficaz criar um texto de anúncio que se alinhe com o conteúdo do landing page, usando uma linguagem atraente que preveja o que os usuários encontrarão ao clicar nele. Por exemplo, um anúncio para uma “Consulta gratuita” landing page poderia incluir uma linguagem como “Obtenha sua consulta gratuita hoje! As extensões de anúncios PPC, como a inclusão de números de telefone ou links diretos para seções específicas de landing page, podem aumentar ainda mais a taxa de cliques (CTR), facilitando a conexão dos usuários com a sua marca. Para criar uma estratégia omnichannel eficaz, comece com uma forte presença central em seu site ou landing page. Ele serve como a “base” para conversões, seja capturando leads, gerando vendas ou criando reconhecimento da marca. A partir daí, escolha canais secundários, como a mídia social, para o envolvimento do público e a construção da marca, e o marketing por e-mail para nutrir os leads e incentivar visitas repetidas ao seu site.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa. Para aumentar a captação de novos clientes, a marca deve se empenhar na criação de conteúdo útil e informativo (utilizando estratégias de SEO) associada a campanhas de tráfego pago que levem visitantes até seus sites. No entanto, indicaremos de seguida alguns dos principais objetivos de marketing digital, bem como estratégias utilizadas pelas empresas e marcas. A personalização do conteúdo do e-mail com base no comportamento do usuário aumenta as taxas de abertura e de cliques.

No entanto, para garantir os melhores resultados, essas páginas devem ser otimizadas para termos de pesquisa local, como “casas à venda em [cidade]” ou “imóveis [bairro]”. Nesse setor competitivo, seus esforços de marketing devem ter como objetivo estabelecer sua marca como líder de pensamento. O marketing de conteúdo, é claro, ajuda a atrair clientes e a posicionar sua marca no topo dos mecanismos de pesquisa, mas também cria confiança com seu público e o posiciona como uma fonte de informações. Para avaliar se os objetivos estão sendo alcançados, é fundamental estabelecer métricas de desempenho. Essas métricas podem incluir taxas de conversão, número de leads gerados, aumento no tráfego do site e engajamento nas redes sociais. Monitorar essas métricas permite que as equipes façam ajustes em tempo real e otimizem suas estratégias para alcançar melhores resultados.

Próximo PostRoteiro de Vendas: O Que É e Como Fazer Um Script Perfeito

Garantir que os landing pages sejam compatíveis com dispositivos móveis, carreguem rapidamente e tenham uma chamada para ação (CTA) clara também melhorará sua eficácia nas classificações dos mecanismos de pesquisa e aumentará o tráfego orgânico. Cada canal de marketing digital apresenta pontos fortes exclusivos, e entender como usá-los de forma eficaz pode elevar significativamente seus esforços de marketing. Os canais de marketing digital mais populares são mecanismos de pesquisa, e-mails, plataformas de mídia social, aplicativos móveis e notificações push, sites e landing pages, publicidade paga e podcasts. Para conduzir campanhas de mídia social de forma eficaz, publique fotos, vídeos e conteúdo de alta qualidade que mostrem propriedades, forneçam insights de mercado ou compartilhem histórias de sucesso.

Depois de passar por essas etapas básicas, considere as seguintes estratégias de marketing digital relacionadas às suas metas e escolha os canais de marketing que permitirão que você atinja os públicos-alvo de forma eficaz. Guia os analistas de performance e as mídias de alcance para encontrar pessoas com maior tendência de executar determinada ação. Também orienta a equipe de marketing digital para produzir conceitos criativos compatíveis com o objetivo. O objetivo está relacionado à etapa da jornada de compra do cliente que se deseja atingir.

Quando isso é praticado continuamente, você cria a sua audiência, gerando um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, a empresa conversa com sua audiência, não somente envia mensagens. Ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas. Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads. Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica e escalável, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas.