Sorocaba registra menor índice de crimes violentos desde 2014

Sorocaba registra menor índice de crimes violentos desde 2014

Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. A Qualidade de Vida do município registrou 40% de “ótimo” e “bom”, 50% de “regular” e 10% de “ruim” e “péssimo”. Metade dos sorocabanos consideram a Qualidade de Vida mediana, mas ainda de acordo com o estudo “a reprovação é relativamente baixa”.

Localizado na Zona Oeste, o Cerrado é um bairro em expansão e com grande potencial, o que o coloca em destaque entre os melhores bairros de Sorocaba. Trata-se de uma boa alternativa para quem quer um lugar seguro e tranquilo, mas sem abrir mão das comodidades típicas de uma região desenvolvida. Os números caíram apenas nas regiões de Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Campinas.

A realidade segue tornando possível comparar os índices de criminalidade no Brasil com os números de uma guerra internacional. Por fim, ele comentou o resultado no IECV de Sorocaba frente a outras cidades da Região Metropolitana. De acordo com Bruzi Vicari, por ser cidade sede da RMS, Sorocaba recebe pessoas de todo o Brasil. Para ele, muitas dessas pessoas buscam oportunidade na cidade, mas se deparam com questões sociais, o que pode impactar nos reflexos dos índices de violência. Conhecido como a parte nobre da cidade de Sorocaba, o bairro Campolim é localizado na zona sul da cidade e reúne muitas opções de imóveis de alto padrão. O bairro fica próximo do Shopping Iguatemi Esplanada e ainda concentra os melhores hipermercados e opções de lazer, como os parques Kasato Maru e o Parque Campolim.

Conforme ele, além do isolamento em face do momento pandêmico, os números também mostram o resultado do trabalho das forças de segurança na cidade. Ele ainda defendeu que os índices apresentem ainda mais redução e que a criminalidade seja combatida da forma mais ampla Comercios de Sorocaba possível, com os meios legais e respeitando as garantias legais dos cidadãos. “O combate à violência precisa continuar, mas respeitando a dignidade da pessoa humana”, lembra. Os furtos tiveram a maior alta, passando de 1.426 no ano passado para 2.066 neste ano (47%).


Qual o índice de criminalidade em Sorocaba?

Qual a cidade mais barata para se viver em São Paulo?

O trabalho da polícia sorocabana é bom e tende a apresentar resultados ainda mais positivos”, projeta. Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) tiveram índices de criminalidade zerados entre janeiro e agosto deste ano. A pandemia e a reorganização de estruturas de segurança foram apontadas por autoridades como fatores que explicam esse resultado. Se a violência não diminuiu, pelo menos não aumentou, diferentemente de diversas regiões similares do interior. E se levarmos em conta a proximidade com a região metropolitana da capital, onde a violência teve crescimento, trata-se de um ótimo resultado. Outras tradicionais e importantes cidades paulistas também foram atingidas pelo crescimento da violência em 2020.

Sorocaba mantém bons índices

“Recentemente, tivemos modernizações nas delegacias de Ibiúna, Votorantim e Araçoiaba da Serra, além da Seccional de Sorocaba. Isso sem falar na criação da Deic, que deve ter repercussão em índices posteriores”, pontuou o delegado da Deic. O delegado Rodrigo Ayres, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), disse que “não há como negar que a questão da pandemia tenha contribuído com esse momento”.

Já a quantidade de vítimas de homicídios dolosos passou de 15 ocorrências registradas em 2020 para 14 em setembro deste ano. Assim, as taxas dos últimos 12 meses (de outubro de 2020 a setembro de 2021) caíram para 5,48 ocorrências e 5,90 vítimas de mortes intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo dados da SSP, os indicadores de ocorrências e de vítimas de mortes intencionais apresentaram diminuição. O total de casos passou de 15 para 13 na comparação mensal e alcançou a terceira menor marca da série histórica, iniciada em 2001.

Por que morar na região de Sorocaba?

Os estupros no estado apresentaram queda de 14% durante o semestre. “Mas os números podem ser maiores, já que este é um crime sujeito à subnotificação”, adverte Carolina. Entre os índices com queda, as lesões corporais em geral tiveram a maior redução, de nove ocorrências para duas (-60%).