Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, ferimentos, infecções, hérnia e outras complicações. É necessário que o paciente relate na clínica que irá realizar o exame se possui alguma doença renal. A hérnia de disco é um problema na coluna que pode acontecer na região do pescoço, tórax ou parte inferior das costas e que surge quando um disco vertebral, localizado entre as vértebras ortopedista recife da coluna, se desloca ou se rompe, comprimindo os nervos dessa região. Geralmente, os problemas na coluna surgem com o envelhecimento natural do corpo, mas também podem ocorrer devido a fraturas, má postura, excesso de peso, falta de atividade física ou alterações congênitas, por exemplo. Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela.
Doenças na coluna podem ser diagnosticadas por exames de imagem
Compreender o que acontece com seu corpo é importante, mas quando sentir dor, é imprescindível não tardar em consultar um médico especializado em medicina da coluna e obter um diagnóstico clínico preciso. Para aliviar a dor na coluna pode-se repousar deitado de barriga para cima, aplicar compressas frias ou mornas, fazer alongamentos, aplicar pomadas anti-inflamatórias ou fazer fisioterapia, pois ajudam a relaxar os músculos das costas e combater a inflamação. O fisioterapeuta também pode ser consultado no caso de problemas na coluna, especialmente quando estão relacionados aos músculos ou tendões, como acontece quando existem contraturas perto da coluna. A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.
Quais podem ser as causas das dores nas costas?
Alguns fatores podem desencadear a dor como postura errada, esforços repetitivos, sedentarismo e além de problemas mais sérios como hérnia de disco. Veja as principais causas de dor na coluna e o que fazer para melhorar os sintomas. A dor nas costas é um dos principais problemas causados pela escoliose em adultos, assim, o tratamento é voltado principalmente para o alívio da dor. Em alguns casos, a cirurgia pode ser levada a cabo para melhorar a forma da coluna com a finalidade de ajudar com dores nas costas e nas pernas. A lombalgia é a dor na coluna lombar, que é a parte final das costas ou “fundo das costas”, podendo ser causada por compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose na coluna, por exemplo.
O que se vê na tomografia?
Nos casos em que não é necessária a administração endovenosa de produto de contraste iodado (TC de coluna sem contraste), o paciente não necessita de estar em jejum, podendo comer e beber como habitualmente. E caso faça uso de medicações, o paciente deve tomá-las normalmente, exceto quando houver recomendação do médico para suspender tratamentos. O exame é feito com o auxílio de um técnico em radiologia e os resultados são enviados para análise do médico especialista.
A tomografia computadorizada (TC) da coluna é um método diagnóstico que capta cortes transversais da coluna, com radiação ionizante. O equipamento usado pode realizar “fotografias internas” de toda a estrutura ou de determinadas partes, pois possui um tubo giratório que coleta imagens a partir de diferentes ângulos. A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras patologias. A tomografia computadorizada funciona através da rotação de um dispositivo de raios-X em torno do corpo, capturando imagens de diferentes ângulos. Estas imagens são então processadas por um computador para criar uma imagem tridimensional que pode ser visualizada em um monitor.
Durante a pandemia, o número de pessoas que estão sofrendo com isso aumentou significativamente, devido à falta de adequação e ergonomia do ambiente da casa para o trabalho, além do aumento de estresse e maior tempo em frente às telas de computadores. Nele, o médico, além de te examinar, pergunta sobre seus sintomas e os remédios que você já tomou para a dor. As dores nas costas afetam ou irão afetar cerca de 80% da população global, conforme a Organização Mundial da Saúde. Existem vários motivos para isso, como o sedentarismo, o excesso de peso, problemas congênitos, hérnias de disco, fraturas e até desgastes das articulações, que aparecem com o tempo. Nós entendemos que a saúde é um dos bens mais valiosos da vida e reconhecemos a importância de exames de imagem de alta qualidade para um diagnóstico preciso.
A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso ou outro, deve ser realizada apenas por orientação do médico. É importante salientar que, para pacientes menores de 18 anos, o exame deve ser realizado mediante a presença de um acompanhante adulto. Atualmente, já é possível confirmar o diagnóstico de um ou outro tipo de câncer e acompanhar suas evoluções com exames de sangue batizados de biópsias líquidas. Essa técnica basicamente analisa pedacinhos microscópicos da doença (DNA tumoral, fragmentos de células…) que se desprenderam e caíram na circulação. O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.
O especialista em coluna também pode fazer um exame neurológico, que testa seus reflexos, força muscular, outras alterações nervosas e a propagação da dor. Além disso, a tomografia é contraindicada para quem não pode ser exposto à radiação, caso de gestantes no início da gravidez. Essas situações devem ser analisadas pelo médico especialista, que vai liberar ou não a realização do exame. Sim, quem tem problema na coluna pode fazer academia, no entanto, os exercícios, pesos e equipamentos são limitados.
O auxílio médico deve ser requerido sempre que a dor for forte ou persistente. Se houver a associação de outros sintomas, como irradiação, formigamento ou perda força a avaliação médica deve ser realizada o quanto antes. Neste procedimento, um corante é injetado em seus discos vertebrais e visualizado em condições especiais (fluoroscopia). O médico ainda pode solicitar exames de imagem para ajudar a diagnosticar sua condição.
E para um real diagnóstico, os exames de imagem têm uma importante participação. Por meio destes, o médico é capaz de identificar o local exato do problema e indicar um tratamento adequado. A boa notícia é que isso ajuda na resolução de forma clínica, sem precisar de cirurgia. Além de amenizar a dor, consultar um médico é fundamental para evitar maiores complicações devido a dores nas costas.