A aplicação dos conceitos de Freud no tratamento do inconsciente, permitem a projeção da mudança de comportamento da pessoa na estrutura familiar. Outro aspecto interessante dos indivíduos é a conexão entre relacionamento e autossuficiência, onde dentro da relação, um indivíduo busca a preservação da unidade enquanto o outro tenta manter a autonomia pessoal. Na realidade, muitas pessoas ficam se sentindo presas a padrões de comportamento e de pensamento que as travam e sofrem muito com o mal-estar causado por essa tentativa de querer ser aceito pelos outros.
Nesse contexto, Freud desenvolveu essa modalidade de tratamento para pacientes que não responderam bem a tratamentos psicológicos ou médicos para suas doenças. Neste método, o principal objetivo do psicanalista é “acessar o inconsciente” do paciente. Para isso, espera-se que o paciente fique à vontade o suficiente para expressar todos os seus pensamentos e emoções, sem nenhum tipo de restrição ou censura. A psicologia é considerada uma ciência que se ocupa em estudar o comportamento humano e os processos mentais que elaboramos durante a nossa vida e nos levam a sentir, pensar e agir de um jeito e não de outro.
Assim, nasce o conceito da “mãe suficientemente boa”, referente à figura que satisfaz todas as necessidades e carências do bebê. Uma delas é a associação livre (método em que o terapeuta fala uma série de palavras e o paciente responde com o que viver à mente para despertar memórias reprimidas). Na psicanálise, a libido refere-se à energia ou força vital que impulsiona todo o comportamento humano, não apenas as paixões sexuais.
O transtorno de personalidade Borderline
Por exemplo, quando um indivíduo é vítima de um comportamento grosseiro no trabalho, ele sente raiva e vontade de retrucar ou até de agredir o outro fisicamente. Em sua mente, cria cenários fantasiosos nos quais pode responder com grosseria para compensar as emoções negativas geradas pelo ocorrido. Gostaríamos de convidar você a entender melhor sobre a Psicanálise ao fazer nosso curso EAD. Nele, apresentamos um currículo apropriado para que você não só aplique os conceitos em sua vida. Visto que ao final do curso você recebe um certificado, pode trabalhar como um psicanalista profissional. A terapia psicanalítica tipicamente compreende um curso de tratamento de longo prazo.
Uma boa formação em psicanálise tem duração de pelo menos 4 anos e mais de 700 horas de estudo. Para ser considerado um psicanalista é fundamental que o profissional tenha um pilar de sustentação formado por terapia ou análise pessoal, supervisão clínica e estudo constante. Ela desenvolveu a análise do comportamento delas por meio da brincadeira para ter acesso ao inconsciente da criança já que a associação livre de Freud dificilmente seria usada com indivíduos de pouca idade. Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos.
Análise pode ajudar você se relacionar melhor com suas emoções e com os outros
Se for, as perguntas seguirão de modo mais fluido, para que você se sinta absolutamente livre para compartilhar o que se passa na sua cabeça. Dentro da psicologia, existem várias abordagens diferentes utilizadas para investigar esse comportamento humano e para lidar com os problemas comportamentais e emocionais de cada pessoa. É simples, basta você ter alguma questão dentro de si que queira mudar e melhorar. Toda pessoa é capaz de alcançar grandes mudanças em sua própria vida e conseguir lidar melhor com a realidade. Não são apenas pessoas com depressão, ansiedade, por exemplo, que buscam ajuda. A Psicanálise também ajuda quem não consegue dar seus passos com segurança ou se sente muito preso ao que o outro quer.
Ao percorrer alguns dos benefícios que o tratamento psicanalítico pode promover para o paciente, vimos como a vida pode colher muitos frutos do processo analítico. Deve-se lembrar que esse é um processo desafiador, mas que trará muita prosperidade aos que estiverem dispostos a encarar a si mesmos por meio da análise. Ao procurar por um tratamento psicanalítico, o paciente vai começar a sentir muitas mudanças em sua vida.
Assim, a Psicanálise ajuda o paciente a adotar um novo ponto de vista. Essa nova atitude pode gerar mudanças significativas e crescimento na vida do paciente, ajudando-o assim a combater as “doenças da alma”. O tratamento psicanalítico ajuda a aliviar as tensões subjacentes que ocorrem entre o id, o ego e o superego. Assim, em uma tentativa de equilibrar essas três funções mentais, os pacientes devem desvendar seus pensamentos e sentimentos inconscientes. O inconsciente mantém conteúdos reprimidos constituídos por leis próprias. É uma abordagem baseada na observação e descoberta daquilo que cada um desconhece acerca de si próprio, da sua natureza e da sua singularidade.
Veja Saúde
Mesmo que simplesmente reprimidos ou suprimidos inconscientemente, retornam ao indivíduo no ambiente externo em algum momento e de maneira cavalar. Devido à sua natureza conflitante, o paciente sempre mostra distúrbios e até desequilíbrios mentais. Conforme o paciente vai se conhecendo cada Psicanalise curso vez mais, melhor ele se constituirá em sua integridade psíquica, restaurando os males causados pelas dissociações de sua personalidade. Dentre as vantagens do tratamento psicanalítico, o paciente vai se beneficiar ao tornar mais consciente a repetição de seus padrões e comportamentos.