A parceria fortaleceu ainda mais a relação que já existia entre esportistas renomados e os tênis. Antes mesmo de Jordan, o também jogador de basquete Magic Johnson já era um grande parceiro da Converse. A Nike se tornou uma empresa bilionária nos anos 1980, graças à linha Air Jordan e também o sucesso dos Air Max.
Há mais de 16 anos que uso, e fico chateado quando vejo mulheres que tem toda a oportunidade e facilidade da sociedade de poder usar um salto alto e não usam. Já para quem deseja um sapato coringa, a dica é investir no bom e clássico scarpin com salto alto, capaz de dar um up em qualquer produção. Mesmo assim, não há como negar que esse calçado consegue trazer mais feminilidade e elegância para qualquer pessoa. Em festas e cerimonias mais chiques, por exemplo, o salto alto possui presença obrigatória.
O solado é mais fino na frente, tendo um pequeno salto na parte de trás. Durante a Idade Média, na Inglaterra, o rei Eduardo instituiu a numeração dos sapatos. Já em Roma, as pessoas eram julgadas pelo sapato que usava, indicando a sua tenis da dolce gabbana classe social. A história do surgimento do calçado em couro é rica e se confunde com o próprio surgimento da humanidade. Há também quem diga que o motivo foi o solado silencioso, que permitia se “esgueirar” (to sneak up, em inglês).
Os sapatos de salto alto foram criados para os homens
Com a Revolução Francesa, o símbolo de status social do salto alto caiu por terra. O estilo perdeu a fama por causa do movimento de igualdade de classes sociais. Seu comeback definitivo aos holofotes da moda se deu apenas a partir do século XX. Com a contribuição do cinema hollywoodiano, se tornaram sinônimo de elegância. Na década de 50, após a Primeira Guerra Mundial, Christian Dior desenvolve o salto agulha, também conhecido como stiletto. O modelo tinha um salto tão fino que chegou a tornar proibida a entrada com ele em diversos lugares, devido ao dano que ele poderia causar no chão.
comentários sobre “Salto Alto: Conheça a História do Sapato Queridinho das Mulheres”
Com a chegada do século 20, criou-se pela Converse o estilo de tênis que se perpetua até hoje, o All Star . Tendo esse tênis o intuito de melhorar o desempenho dos atletas de ginastica, os jogadores de basquete também começaram a utilizar, como o famoso Lerry Bird. Um século após a criação do mocassim na América, o modelo migrou para a Europa, ganhando ainda mais destaque como um calçado tão confortável quanto o tênis.
“Eles apareceram usando salto alto, e todo mundo ficou… ‘Ooooohhhh’. Então, de repente, este artigo militar passou a ser adotado na Europa.” Com a revolução, em 1791, os saltos perderam força, devido ao movimento de igualdade de classes sociais, já que só a nobreza poderia usá-los até então. Voltou a ser moda apenas por volta de 1800, espalhando-se por toda América e com uma ampla variedade de opções e, algumas, mais confortáveis. Já na Idade Média, surgiu uma espécie de calçado com solado de madeira, considerado o verdadeiro precursor do salto alto. Apesar de não se saber exatamente quem criou o salto alto, é possível encontrar uma versão primitiva nos murais do Egito antigo datados de 3500 a.C., sendo o calçado usado apenas pelas classes mais altas. Por esse motivo, os homens passaram a ser aconselhados a “usar calçados racionais”, excluindo de seu dia a dia o salto alto, que cada vez mais caía no gosto dos mulheres.
Precisaram fabricar 4.000 pares de sapatos e 600 botas para o exército. No século 19, botas e sapatos foram produzidos em massa pela primeira vez e eram mais baratos. Em 1885, Jan Matzeliger introduziu uma máquina para sapatos duráveis (durar é a última parte do processo de fabricação de sapatos). Os saxões e vikings usavambotas e sapatosde couro simples, mas no século 15, os ricos usavam sapatos com bico longo. Na Idade Média, um sapato bicudo chamado Crackow tornou-se popular.
Sonhar com sapatos pode ter significados diferentes, por exemplo, os sapatos apertados em sonho significam um caminho difícil pela frente; já os sapatos confortáveis significam muito sucesso. Alguns egípcios e romanos desenhavam o rosto de seus inimigos na sola dos calçados para que pudessem, literalmente, pisar neles. Na época, a nobre tinha inclusive um serviço dedicado apenas aos cuidados com seus calçados, que eram cerca de 500 pares. Um serviçal cuidava apenas da limpeza, catalogação e organização de seus queridos calçados. O par de calçados mais caro de todos os tempos é, nada mais nada menos, que os sapatinhos vermelhos que Dorothy usou em “O Mágico de Oz”.
comentários em “Você sabia? Sapato de salto alto foi criado originalmente para homens!”
“Eu acho que eles são emblemáticos demais e parte demais de uma estética e de um imaginário, da história, do poder e do sexo para desparecer. Acho que estarão sempre por aí.” Apesar de considerada atraente, tal mudança não é boa para o corpo. A ideia se espalhou pelo Ocidente há quase cinco séculos, quando o então xá da Pérsia, conhecido como Abbas, o Primeiro, enviou um grupo de emissários para a Europa. “Eles cavalgavam sobre a sela, e se levantavam para atirar com seus arcos e flechas. Isso significava que precisavam de um salto para se manterem equilibrados sobre o estribo.”