O intelectual italiano escreveu, em 1923, este documento que estabelecia as 7 artes clássicas. Afinal, usamos com frequência o termo sétima guia de empresas de sorocaba arte para nos referirmos ao cinema. Recentemente, durante a premiação do Oscar, você deve ter visto essa expressão o tempo todo.
Aqui, o Cinema Novo tornou-se uma espécie de arma do povo, nas mãos dos cineastas, contra o governo. Estes dois últimos darão a Vera Cruz espaços nos exigentes circuitos europeus, além da primeira grande premiação internacional de nosso cinema. “O Cangaceiro” recebe prêmio de melhor filme de aventura no Fesival de Cannes. Fica para a produtora apenas 500 mil dólar deste total, pouco mais da metade do custo do filme, que foi de 750 mil dólares. Na década de 50, foi considerada uma das maiores bilheterias da Columbia Pictures. Porém, nenhum dólar a mais viria para a Vera Cruz, já que toda comercialização internacional pertencia à Columbia.
Vladimir Lênin, atual líder político e principal dirigente do Partido Bolchevique, que estava no poder, dizia que o Cinema era a Arte mais importante para os socialistas. Após a 1ª Guerra mundial, a Rússia tomou como exemplo a massiva produção cinematográfica com cunho ideológico da Alemanha e ao longo dos anos seguintes desenvolveu seu próprio modo de fazer Cinema, sendo este, um dos principais auxiliadores na formação cultural da posterior URSS, criada em 1922. Segundo o Doutor em Ciências Sociais e Cinema, André Gatti , a Rússia pós revolução era um país onde a maioria dos cidadãos não era alfabetizada, eram camponeses e pessoas pouco letradas e Lênin viu o Cinema como um instrumento pedagógico e ideológico para formação cultural daquele povo. Era um Cinema voltado principalmente ao proletariado, muito mais do que uma Arte, era um exercício de cultura e educação. Através dessas informações podemos perceber a vital importância do Cinema no cotidiano neste período correspondente à Primeira Guerra Mundial e como ele interferiu direta ou indiretamente na Guerra.
Legado Para O Cinema
Os vastos ambientes ermos de alguns filmes de Antonioni são expressão do vazio sentimental e de sentido experimentado pelas suas personagens. Do mesmo modo, o ambiente do quadro Summertime expressa a dualidade que, imaginamos, é sentida pela jovem à porta de casa. Essa psicologização do espaço não apenas permite enxergar na obra de ambos um parentesco com o expressionismo, como também aponta os caminhos através dos quais Hopper supera com seu estilo um simples realismo. Cabe ressaltar que a relação entre cinema e conhecimento excede o campo da educação formal.
Assim como ocorre nos quadros, aqueles não lugares “vazios” constantemente evocam a presença humana que não está ali. É, portanto, no tratamento do espaço que encontramos as maiores semelhanças entre suas composições. Em ambos, o espaço se investe de um valor psicológico intrínseco, é também expressão do interior de personagens – presentes ou não.
Dirigido pelo alemão Paul Leni, a obra adapta o romance de mesmo nome de Victor Hugo em que um jovem é condenado a rir para sempre. O filme se destacou pela caracterização macabra do personagem principal com um sorriso perene e bizarro e que, aliado a estética expressionista forte, faz com que o filme seja sempre aliado ao terror por mais que esteja muito mais próximo da construção de um melodrama. É importante ressaltar aqui que toda forma de expressão dentro do cinema é válida, porém esse é um caminho a ser tomado para ir além, utilizando a influência de mídia que tem o cinema para tornar a arte uma real ferramenta de mudança. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente. ‘’Títulos de Guerra’’, uma estratégia do governo para controlar a inflação neste período.
Cinema Como Arte Ou Entretenimento: Uma Visão De Seus Realizadores E A Estrutura Organizacional De Suas Produtoras
A figura do Otto Guerra, proprietário da Otto Desenhos, reflete a imagem do proprietário clássico de uma organização capitalista, da qual uma pessoa coordena a produção e detém o conhecimento técnico. Durante a década de 60, diversos movimentos culturais, políticos e sociais estouraram pelo mundo. Ele tratava os filmes como veículos para a demonstração dos problemas político-sociais do país. Esse movimento teve grande força em países como França, Itália, Espanha e principalmente Brasil.
Início Do Cinema No Brasil
Nesse período de adaptação técnica, o fato mais significativo foi a junção do cinema ao teatro de revista, que gerou o filme musical. Wallace Downey, americano que atuava no país, resolveu produzir e dirigir um filme, seguindo o modelo hollywoodiano pioneiro do cinema falado. Ao usar o sistema vitaphone, Downey realizou o filme “Coisas Nossas”, título do célebre samba de Noel Rosa. As produções nacionais passaram por um período de transição para se adequar e absorver a nova tecnologia do cinema falado que durou cerca de seis anos, espaço de tempo que diminuiu as possibilidades da afirmação de um cinema nacional, até a adaptação completa ao som.
Assim como de forma fictícia foram criados filmes que se passavam em um mundo com o cenário apocalíptico de guerra, podendo envolver desde ficção científica à romance. Havia sido corrompido e passara a ser utilizado como uma arma ideológica e de manipulação. É equivocado negar o caráter artístico de qualquer filme produzido por qualquer produtora. Mesmo as que preferem ver seu cinema mais voltado para as salas de cinema comercial, elas almejam uma discussão artística de seus trabalhos. Isso, pois todo cinema é uma peça estética, elemento básico da configuração de arte.