Quanto custa para criar uma galinha caipira?

Quanto custa para criar uma galinha caipira?

No mesmo espaço pode ser construída a área de encubação, chamada de chocadeira, para quando os ovos forem postos e separados da mãe para garantir o crescimento e assim gerar mais galinhas e aumentar o lucro. A galinha caipira tradicional é aquela que anda pelos quintais livremente, então quanto mais espaço tiver no criadouro melhor. No interior, elas são criadas e vendidas desta forma em feiras livres e o que o criador em centros urbanos irá fazer é reproduzir o mesmo ambiente rural em um pequeno espaço. O ideal é que seja mantida uma área que acople até quatro galinhas por metro quadrado, para que elas circulem e se alimentem a vontade e de maneira natural. O ideal é que as galinhas caipiras sejam produzidas em sistemas semi-intensivos, isto é, que elas tenham livre acesso ao pasto e boa disponibilidade de ração, ao mesmo tempo.

Em áreas urbanas, não é indicada que as aves fiquem livres no espaço, justamente para não saiam na rua ou entrem em casa. Além disso, atente-se ao manejo e evite que elas fiquem no mesmo local que algumas raças de cães propensas a atacá-las. Confira outras dicas sobre a criação de galinha caipira em diferentes espaços. Por isso, a criação de galinha caipira é considerada a mais rentável e barata para iniciação, pois o capital de investimento inicial é bem baixo.

Criar galinhas em casa é uma tradição em diversas áreas rurais em qualquer região do Brasil. Esse é um hábito comum em muitas cidades interioranas devido à facilidade no manejo e cuidados com essas aves. A criação de galinha caipira é uma alternativa sustentável que possui uma série de benefícios. Muitas pessoas decidem manter esses animais no quintal, em galinheiros e até em pastos para ter ovos frescos, manter a área galinha gigante negra externa limpa, entre outras vantagens. As galinhas geralmente colocam ovos ao amanhecer, sendo importante que elas estejam presas em gaiolas durante a noite para que os ovos não fiquem espalhados pelo criadouro e possam ser perdidos ou pisoteados. Uma dica é tornar rotina a observação de cada canto do galinheiro sempre pela manhã, principalmente na primavera, quando elas põem, em média, um ovo por dia, às vezes mais.

Cuidados na criação de galinha caipira

Além disso, uma das principais diferenças das galinhas caipiras para as industriais está na massa muscular. Por serem animais mais rústicos, as galinhas caipiras possuem menor rendimento de carcaça, o que não prejudica em nada a sua comercialização. Na prática, algumas raças de galinhas têm preferência sobre as outras em termos de produção de carne e ovos, fatores determinantes para a atividade escolhida. Sendo assim, elaboramos uma curta lista com as raças de galinha caipira de maior potencial zootécnico no Brasil.

Qual o custo para uma criação de galinha caipira?

Alimentação da Criação de Galinha Caipira

Entretanto, quando fatores como alimentação adequada, ambiente limpo e bom manejo são associados, dificilmente os produtores terão problemas fitossanitários. Para a comercialização do frango caipira deve-se prever a quantidade de frangos caipiras a serem criados, de acordo com a demanda pretendida. O grande desafio em comercializar frangos caipiras e ovos é manter uma constância de abastecimento.

Deste modo, qualquer galinha pode ser chamada de galinha caipira, pois o que determina mesmo é a forma como esta é criada e não a raça a que pertence. De modo geral, o período de abate dos animais é extremante dependente do tipo e da qualidade da ração ou alimentação disponibilizada. Por possuírem apenas, alguns poucos animais, estes são criados de maneira extensiva, sem separação por fases de vida. No máximo, o que ocorre é a separação dos pintos dos animais maiores, mesmo que o objetivo seja proteger de predadores e não para facilitar o manejo. Isso possibilita o planejamento do Agronegócio, integrando fontes alternativas de alimentação animal. Desta forma, viabiliza a obtenção de proteína animal para famílias de baixo poder aquisitivo, com uma redução significativa no consumo de ração.

Alimentação para as galinhas caipiras

O investimento varia de acordo com o porte do empreendimento e o investidor também tem papel decisivo neste contexto. Uma forma muito comum de ter uma visão global do negócio é a introdução do empreendedor num empreendimento da mesma área para conseguir as informações necessárias para otimizar seus serviços, nem que seja apenas por observação. O comedouro é do tipo banheira, sendo 1 para cada 50 pintos com as medidas de 40 x 50 x 5 cm. O bebedouro é do tipo copo, especial para este fim, de pressão 1 a cada 50 aves.

A ideia é ensinar aos produtores quais são os cuidados com a saúde das aves, como devem ser tratadas, entre outros pontos importantes. Saiba tudo sobre a criação de galinha caipira e encante-se com dicas surpreendentes. Para evitar que a criação se contamine com doenças, limpe diariamente a área com vassoura e coloque água limpa.

No entanto, apenas linhagens ou raças de aves de crescimento lento, acima de 70 dias, se enquadram na denominação de galinha caipira. De modo geral, as galinhas caipiras são criadas, quase que exclusivamente, por praticantes da agricultura familiar. Apesar de, já existirem organizações privadas de maiores dimensões atuando também na criação destas aves. Na criação de frango caipira deve haver a seleção das melhores poedeiras para que resulte em ovos de qualidade e com maior produtividade de ovos para venda.