Regras e equipamento necessário para jogar pickleball

Regras e equipamento necessário para jogar pickleball

Como em qualquer esporte, há uma série de regras para poder jogá-lo. Nesse caso, eles são muito simples, além disso, alguns são bastante óbvios como a pontuação. Lembremos que é uma quadra pequena, lâminas lisas e sólidas que são leves e uma bola de polímero com furos para que se mova lentamente. Um esporte focado em todos os tipos de pessoas, condição física, idade, nível de coordenação, etc.

“É ótimo para exercitar e para o cérebro, agilidade mental. É ótimo para quem tem mais de 50 anos e precisa de alguma atividade para melhorar o corpo ou mantê-lo em forma”, acrescenta. “Se você joga tênis, basta ir com seu parceiro ou um pequeno grupo. Mas no pickleball você pode ir sozinho e se juntar aos demais jogadores”, destaca Salem. “Diferentemente do tênis ou do golfe, em que você precisa ter aulas, você pode entrar em uma quadra de pickleball e em cerca de uma hora, você já não é tão ruim”, diz Upson. Se for um 1, a equipa de servidores ainda está no seu primeiro servidor.

Pickles supostamente vem do nome do animal de estimação de Joel, embora esse cachorro tenha chegado à família 2 anos após a invenção desse esporte. Por esse motivo, o pickleball é mais lento do que o pádel ou o tênis. Isso faz com que ele seja um jogo bastante tático e com pontos mais longos. Mas, dependendo da quadra e da lotação, pode variar entre 7 e 9 pontos. Mesmo que exista uma quadra especial para a modalidade, é possível jogar em uma de tênis. Todavia, é bom aplicar marcadores adesivos, já que a delimitação é um pouco mais estreita (veja foto abaixo).

Para evitar plantar os pés, é recomendável praticar o arrastar de um lado da quadra para o outro com as pontas dos pés. Ou ficaremos no meio da quadra com um amigo e pediremos que aponte para a esquerda camiseta pickleball ou para a direita e nos moveremos na direção em que estão se movendo. Quando perceberam, estavam improvisando, e até criaram algumas regras do jogo e deram um nome a essa atividade esportiva.

Como funciona a pontuação do pickleball?

“Para mim, o pickleball é um pequeno universo. Lá você encontra pessoas que são gentis e inclusivas, mas também vê quem não é. Você pode dizer de cara, e isso é muito interessante”, acrescenta. O gosto por esse esporte cresceu tanto nos Estados Unidos que já existem pelo menos três campeonatos nacionais de renome. Mas também há quem destaque o fato de ser um esporte que facilita a convivência social. “Está crescendo loucamente, em outras partes do mundo também”, diz à BBC Stu Upson, presidente-executivo da USA Pickleball, entidade máxima do esporte. Vamos nos concentrar em como é perceber que seus isquiotibiais, glúteos e quadríceps estão em uma posição atlética. Quando nos familiarizarmos com essa sensação, abriremos os olhos e permaneceremos nessa posição o tempo todo enquanto jogamos pickleball.

Revolução dos Cravos: o campo de concentração usado pela ditadura salazarista contra adversários do regime

O sacador continua a servir, alternando quadras de serviço, até que ele ou ela cometa falhas. O primeiro lado que marcar onze pontos e liderar por pelo menos dois pontos, ganha. Se um saque não for concluído porque a bola é atingida na rede, o saque é perdido e entregue ao adversário. Acertar a bola na rede após o saque e ela não entrar na quadra do adversário também é uma falha que pode resultar em um ponto para a outra equipe ou em uma perda do saque.

Se um jogador violar a regra de não-volley, é contado como uma falha contra o jogador ou equipa de voleibol. Em qualquer campo de pickleball, há dois espaços de sete pés de cada lado da rede. Juntos eles formam as zonas de não-volley, comumente conhecidas como cozinha. Cada serviço que acontece do lado direito (“quadra par”) deve pousar na área de serviço direita do adversário. Cada saque do lado esquerdo deve pousar na área de serviço da esquerda.

O que é pickleball?

A sua estrutura básica assemelha-se ao ténis, badminton, ou ténis de mesa. Enquanto o esporte ainda está crescendo, existe um conjunto específico de regras que se aplicam ao picleball. Para começar, e para que seja pickleball de verdade, é preciso jogar em uma quadra de 6 metros de largura por 13,5 metros de comprimento, ou seja, a mesma do badminton. Em seguida, a lâmina atualmente é feita de polímero e outros materiais sintéticos. Existe uma rede baixa tipo remo ou tênis que não deve ultrapassar 80 cm de altura.

Por outro lado, quando o placar da equipe é estranho, o jogador que serviu primeiro deve estar do lado esquerdo da quadra. Assim como o beach tennis, utiliza raquetes, mas tem algumas diferenças. Por exemplo, os praticantes jogam em quadras de tênis mesmo, sem areia.

Além disso, a raquete é lisa sem furos ou partes transparentes para melhorar os reflexos dos jogadores. O campo de jogo tem 40 pés de comprimento (13,4 metros) e 20 pés de largura (6 metros). Além disso, tem outra linha na largura que delimita a zona de não-voleio (de 2,1 metros), na qual não se pode acertar a bolinha sem ela quicar. Por fim, se você não tiver uma quadra local para jogar, Simon diz que você precisará encontrar e uma rede que funciona para você.

Tudo o que você precisa saber sobre Pickleball, de acordo com especialistas

Para ser eficaz, uma pia adequada deve pousar o mais próximo possível da rede e ter um arco descendente. O tiro deve ser sempre suave e controlado, quer apontando para a diagonal ou directamente através da rede. Se a equipa não-serviço ganhar uma jogada, a bola é passada para o segundo servidor. A única exceção é a primeira mudança de saque, que segue as circunstâncias abaixo. No início do jogo, o primeiro servidor serve a bola do lado direito. Se este serviço resultar em um ponto, o servidor serve novamente a partir do lado esquerdo.

Em São Paulo, por exemplo, já existem quadras destinadas à prática do esporte, no parque Ibirapuera. Contudo, ainda há poucos locais para se aventuras em outras regiões. Assim, é possível aprender os macetes de forma mais rápida e divertida, sem a necessidade de se aprimorar técnicas. Então, seguindo os passos de seu “primo”, o beach tennis, o pickleball tem tudo para render bons frutos em solo brasileiro.

Jogadores habilidosos podem tentar fazer a bola saltar o mais próximo possível do limite para que seja mais difícil para o adversário devolvê-la adequadamente. A regra de não-volley estabelece que um jogador não pode entrar na cozinha para voleiar a bola. Isto inclui até pisar na linha de não-volley antes ou depois de completar o voleibol. Para sacar, a bola não deve ultrapassar a axila e o golpe deve ser feito abaixo da cintura. O saque é feito a partir da linha de fundo da quadra e sempre ao longo da linha central que divide a quadra em 2.

O jogador serve da esquerda da quadra quando a soma da pontuação total é ímpar e da direita quando é par. Se a equipa começa o jogo com o saque, o jogador da direita começa desde que a pontuação seja 0. Isto significa que primeiro vai servir pela direita e depois mudar para o lado esquerdo para o próximo saque. Uma vez que a equipa que serve falhas enquanto o segundo membro da equipa está a servir, o saque será concedido ao adversário. O sistema de pontuação para uma partida individual assemelha-se muito ao de uma partida dupla, só que há apenas um jogador por equipe, em vez de dois.