Origem dos robôs: como e quando tudo começou

Ele então aprimorou seu modelo básico, o primeiro a usar tanto uma bolsa de filtro de pano quanto acessórios de limpeza. Booth desenvolveu um aparelho a que chamou de “Puffing Billy” e que inicialmente funcionava com um motor a óleo. As patentes desta invenção foram concedidas a Booth em Fevereiro e Agosto de 1901.

Por definição, um aspirador de pó (também chamado de aspirador ou aspirador ou varredor) é um dispositivo que usa uma bomba de ar para criar um vácuo parcial para aspirar poeira e sujeira, geralmente dos pisos. A Hoover criou uma máquina provida de um cabo com um saco de lixo fixado e com rodas. Já a Electrolux incluiu o saco numa caixa provida também de rodas e de grande maleabilidade. Quando a electricidade se tornou mais comum Aspirador Rainbow nos lares, Booth inventou um motor eléctrico para o vácuo que era bem mais pequeno e eficaz do que o anterior. Em 1926 iniciou a comercialização deste modelo, chamado “Goblin”, que já tinha rolos de cerdas para ajudarem a desprender a sujidade. Outro modelo 2 em 1 que pode ser utilizado na vertical ou como aspirador de mão, o aspirador tem recipiente móvel e lavável, diversos tipos de bicos e é útil para limpeza do dia a dia.

A ideia base manteve-se sempre a mesma, com a caixa a incluir o sistema de vácuo, o filtro de pó e o receptor de detritos.A Hoover criou uma máquina provida de um cabo com um saco de lixo fixado e com rodas. Spangler decidiu criar sua própria versão de um aspirador de pó, que não colocasse em risco sua saúde. Ele não era novo em inventar, pois já havia patenteado uma colheitadeira de grãos em 1897 e uma forma de ancinho de feno em 1893. Ele começou a mexer em um antigo motor de ventilador, que o prendeu a uma caixa de sabão grampeada a um cabo de vassoura .

O zelador com uma ideia melhor

Gadget dos sonhos de muitos consumidores, o aspirador de pó robô surgiu em 2002, lançado pela iRobot, empresa fundada em 1990 por três pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, com nome Roomba. O estadunidense Ives McGaffey construiu o primeiro aspirador de pó de madeira e lona com sistema manual, acionado por uma manivela, que bombeava o pó para dentro do aparelho – batizado de Whirlwind. Esse modelo conta com uma escova rotativa em sua ponta para remover pelos de tapetes e carpetes, além de ter uma articulação para facilitar o uso. A mangueira é destacável e pode usar usada para limpar espaços mais apertados. Outro aspirador com força bruta, esse modelo tem 1.400 W de potência e uma série de acessórios para facilitar a limpeza pesada em diversos tipos de superfícies, de pisos a estofados. Na hora de comprar um aparelho do tipo, porém, a variedade de opções pode nos deixar um pouco confusos.

Como era o aspirador antigamente?

Aspirador de Pó Hotel

Possui 1000w de potência, bico múltiplo (para pisos, carpetes e bico para canto). Em 2005, James Dyson adaptou a tecnologia da esfera da roda de seu Ballbarrow em um aspirador de pó e inventou a Dyson Ball. Em 2006, a Dyson lançou o Dyson Airblade, um secador de mãos rápido para banheiros públicos. A invenção mais recente de Dyson é um ventilador sem lâminas externas, o Air Multiplier. A Dyson introduziu a tecnologia Air Multiplier pela primeira vez em outubro de 2009, oferecendo a primeira inovação real em ventiladores em mais de 125 anos.

Traz bocais com funções diferentes, é capaz de aspirar água e rodízios para melhor movimentação e manuseio que facilitam o transporte. Tem ainda a narrativa do Golem, da tradição judaica, uma figura gigante de barro convocada por poderes divinos e que podia ser usada como um servo. E claro que não podemos deixar de citar Frankenstein, de Mary Shelley, publicado em 1818. A criatura se encaixa mais ou menos nos padrões de servo ou trabalhador forçado e também tem seus momentos de rebeldia após um cientista desafiar leis da natureza para criar vida.

O simpósio discutiu formas de proteger o lado oculto da Lua fazendo com que ele seja utilizado apenas para fins… Os EUA têm US$ 950 milhões em fundos para emergências, disputados por projetos; ponte em Baltimore colapsou após… O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

Aspirador de Pó

Em 2002, a Dyson criou a James Dyson Foundation para apoiar o ensino de design e engenharia entre os jovens. Ele foi nomeado Cavaleiro Bacharel em Honras de Ano Novo em dezembro de 2006. Confira algumas curiosidades que selecionamos sobre a história do aspirador.

Booth demonstrou pela primeira vez seu aspirador em um restaurante no mesmo ano e mostrou como ele pode sugar a sujeira. Em 8 de junho de 1869, o inventor de Chicago Ives McGaffey patenteou uma “máquina de varrer”. Embora esta tenha sido a primeira patente de um dispositivo que limpava tapetes, não era um aspirador de pó motorizado. McGaffey chamou sua máquina – uma engenhoca de madeira e lona – de Whirlwind. Hoje é conhecido como o primeiro aspirador de pó bombeado manualmente nos Estados Unidos.

Ele então converteu uma fronha velha em um coletor de pó e anexou isso também. A engenhoca de Spangler acabou se tornando o primeiro aspirador de pó a usar um saco de filtro de pano e acessórios de limpeza enquanto ele aprimorava seu modelo básico. Em 1907,  James Spangler , um zelador de uma loja de departamentos em Canton, Ohio, deduziu que o varredor de tapetes que ele estava usando era a fonte de sua tosse crônica. Então Spangler consertou um velho motor de ventilador e o prendeu a uma caixa de sabão grampeada a um cabo de vassoura. Adicionando uma fronha como coletor de pó, Spangler inventou um novo aspirador de pó portátil e elétrico.

Robô na verdade vem de robota, uma palavra de origem eslava que significa trabalho árduo, e esse era o único objetivo das vidas artificiais criadas pelo cientista da peça. Na verdade, quem teria dado a ideia de robota foi Josef, o irmão do escritor, que recebeu os devidos créditos do próprio Karel e impediu que ele usasse labori, que seria um derivado parecido em significado, mas vindo do latim. Uma vez que passou por muitas mudanças ao longo dos anos, é quase impossível saber exatamente quando o aspirador de pó foi inventado. No século XXI apareceram os aspiradores robóticos para o grande consumo, sendo a marca Roomba líder desse mercado. O projeto assinado pelos italianos Achille e Pier Giacomo Castiglioni, arquitetos e designers influentes do século 20, é uma demonstração do bom uso de materiais e da pesquisa intensa que permitiu a miniaturização de componentes. Ele enviou a invenção rudimentar à sua prima, Susan Hoover, que testou, gostou e resolveu mostrar ao marido, dono de uma pequena empresa que produzia artigos de couro e comercializada em sua loja em New Berlin.