Livro Tratamento da Dependência Química

Livro Tratamento da Dependência Química

Os principais motivos para que o usuário não busque uma orientação especializada é a negação da doença, a falta de apoio e o medo do estigma social negativo. Além disso muitos amigos e familiares não sabem como ajudar ou desconhecem a existência de tratamentos especializados. Mais em nosso portal, você encontra total apoio a família de imediato, nossa equipe é treinada e especializada para poder fazer esse primeiro contato com a família para assim tranquilizar e ajudar a tomar a melhor decisão.

A internação involuntária é, então, solicitada por familiares ou pelo responsável legal, após identificarem a necessidade da intervenção. Isso, porque a psicoterapia ajuda a manter a estabilidade emocional do paciente, além de ajudá-lo a evitar comportamentos de risco, recaídas e até mesmo a pensamentos suicidas. O emprego do MC fora do contexto norte-americano também tem apresentado sucesso na redução do uso de cocaína, demonstrando que essa estratégia pode ser aplicada de forma eficaz em diferentes contextos socioculturais. Eventualmente, o que pode variar em diferentes culturas é a escolha pelo reforçador uma vez que o que pode ser reforçador em um dado contexto pode não apresentar condições reforçadoras em outro (Villa, Rodriguez, Higgins, Hermida & Carballo, 2008; Barry, Sullivan & Petry , 2009). Sendo que, além dos médicos, os técnicos também são os elementos de escuta destas novas construções, os receptores dessa nova demanda de relacionamento. Estes são modelos de relacionamentos diferenciados, uma vez que o trabalho terapêutico de internação, de hospital-dia e de manutenção da abstinência é um todo.

A técnica distração/relaxamento possibilitou situações de intervenção terapêutica em situações informais com os pacientes. A participação do terapeuta nas atividades do paciente torna possível acessar esquemas emocionais intervindo de modo que os tornem sensíveis à reestruturação. A análise dos dados demonstrou que a relação terapêutica e as técnicas cognitivo-comportamentais possibilitaram evolução pessoal aos pacientes, viabilizando aumento na qualidade de vida e manutenção da abstinência. Diversas abordagens psicoterapêuticas tem sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanalise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo, a terapia ocupacional e em algumas unidades são aplicados as técnicas de coaching.

Abordagens psicoterapêuticas eficazes no tratamento da dependência química

Podemos dizer que tudo começa com o álcool e o cigarro, por serem liberados, e isso acaba sendo porta de entrada para outros tipos de drogas. Assim, quanto mais fiel a comunidade terapêutica se mantiver aos seus princípios gerais, tanto maior serão as chances de sucesso do tratamento. Um outro fator de sucesso no tratamento é trabalhar a maneira como o usuário é percebido pela comunidade. Quanto mais negativa for a percepção de seus pares e familiares, pior são as chances de sucesso no tratamento, uma vez que um alto nível de estigmatização, é preditor de pior prognóstico (Fernandez-Montalvo, López-Goni, Illescas, Landa and Lorea, 2008; Johnson , 2008). Van Maanen (1983, citado por Hoppen, Lapointe & Moreau, 1996) esclarece-nos que as metodologias qualitativas buscam, através de técnicas interpretativas, maneiras de traduzir fenômenos sociais naturais. Conforme Neto , a inserção do pesquisador no campo, na situação de observador participante com uma participação plena lhe confere um envolvimento por inteiro de todas as dimensões de vida do grupo a ser estudado.

Livro – Tratamento da Dependencia Quimica e as Terapias Cognitivo-comportamentais, – Laranjeira / Zanelat

As Terapias de Família, em suas diversas modalidades, sao consideradas parte fundamental do tratamento dos problemas relacionados ao uso de substâncias na adolescência. Qualquer tipo de tratamento nessa faixa etária deve ter, no mínimo, envolvimento familiar intensivo, quando a Terapia Familiar propriamente dita nao for possível7. Em uma metanálise comparativa de várias modalidades de tratamento5, a Terapia Familiar destacou-se como uma das mais efetivas, e, em suas diversas modalidades, a mais pesquisada.

Projeto usa horticultura para ressocializar dependentes químicos

Quando em comparação com a TCC, durante o período de tratamento, o MC demonstrou superioridade na redução do uso de cocaína. Utilizados concomitantemente, a TCC pareceu bloquear o efeito inicial do MC em reduzir bruscamente clínica de recuperação plano de saúde o uso de cocaína. Contudo, o efeito em longo prazo se mostrou superior em reduzir o consumo da droga quando aplicadas ambas as estratégias(Epstein, Covi, Hawkins, Umbricht & Preston, 2003; Rawson et al., 2005).

Em relação à prevenção da recaída, uma estratégia apropriada para tratar os Estímulos de Alto Risco é a distração (Carroll, Mounsaville & Keller, 1991, citados por Beck, Wright, Newman & Liese, 1999). Trata-se de uma estratégia de enfrentamento de curto prazo que preenche um período de tempo entre a necessidade de usar a droga e o ato de buscar e fazer uso da droga. Essa etapa é considerada a mais crítica, pois o paciente recebe assistência médica durante um determinado período de tempo — geralmente 24 horas — para a eliminação das drogas do seu organismo. Fabrício Selbmann é psicanalista, palestrante sobre Dependência Química e diretor do Grupo Recanto – rede de três clínicas de tratamento para dependência química e saúde mental, referência no Norte e Nordeste nesse segmento.{

Terapia individual

|}

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária , em 2001, implantou decreto RDC número 101, que regulamenta algumas práticas dentro das comunidades terapêuticas. Provavelmente a mais controversa é a implantação de um corpo técnico, compostos por médicos, psicólogos e assistentes sociais. Isso contraria alguns dos preceitos básicos estabelecidos de que a comunidade é um local de ajuda mútua, entre pares. Ainda que controversa, tal medida se sustenta haja vista a grande incidência de transtornos mentais co-ocorrendo, necessitando muitas vezes de medicações psiquiátricas e de um olhar técnico sobre o problema (Perfas & Spross , 2007). Um estudo realizado por Dye, Ducharme, Johnson, Knudsen & Roman mostrou ser possível mudanças na estruturação e serviços de uma CT, sem, contudo, prejudicar a aderência dos usuários ao modelo proposto pelas CTs.

Nesse momento, devem dar forças para que consiga vencer essa batalha, pois é justamente neles que o dependente consegue encontrar confiança e motivação dentro do tratamento. Existem certos tipos de drogas que podem causar delírios, pois essas substâncias alteram a atividade do Sistema Nervoso Central , o que acaba modificando diversas funções. Neste momento o tratamento é iniciado o quanto antes, onde o paciente é acolhido pelos profissionais da saúde e recebe todo o suporte necessário para que seu quadro apresente melhora e sua saúde seja reestabelecida. A terapia é outro método de tratamento muito importante no processo, pois ela auxilia o paciente a se desenvolver por meio do autoconhecimento para que ele tenha o seu foco voltado para a sua recuperação.