Conheça diferentes tipos e estilos de jardim

Devemos ter a sensação de andar por um bosque antigo e natural, com pouca ou nenhuma intervenção do homem. As principais características deste tipo de jardim são a simetria e o uso de formas geométricas, assim como a utilização de grama e árvores bem podadas. O estilo costuma também utilizar canteiros de flores, para dar um toque de cor à paisagem.

O Jardim Italiano exprime um clima romântico e clássico, de forma semelhante ao jardim francês, porém incorporando o calor do mediterrâneo e trocando a formalidade por uma certa “licença poética”. Para este fim, elementos com árvores frutíferas como laranjeiras e macieiras, estátuas ou esculturas de deuses, flores e fontes costumam ser utilizadas. Aqui as flores e plantas escolhidas devem estar de acordo com o clima do mediterrâneo ou temperado, para suportar o frio e a seca típica dessa região. Neste jardim temos a sensação de que o homem não interferiu muito na paisagem. Ter um jardim em uma área da sua cidade, casa ou empresa é uma forma de dar beleza e até mesmo colaborar com o meio ambiente. Todo mundo sabe que construir e manter  um belo jardim requer mais que apenas jogar água, é preciso um pouco mais de trabalho e técnicas apropriadas para a correta manutenção de jardins e áreas verdes.

estilos de jardins

Então, se você está em busca de um espaço tranquilo e que transpareça paz, sem dúvida o jardim oriental é a melhor opção. Atualmente, a maneira mais comum de utilização do jardim é em residências, zoológicos e jardins botânicos. Mesmo sendo confundido com o paisagismo rural, uma vez que seus elementos decorativos vêm de uma fonte rural, como antigas fazendas do período colonial. O Jardim Colonial caracteriza-se pela inserção desses materiais coloniais, bem como fontes e lagos. Um estilo feito para cidades, dado que a sua composição é mais voltada para o lazer, entretenimento e esportes. Plantas grandes com cores, texturas e formas diversas que realçam o fundo do ambiente trazendo sensação de conforto e tranquilidade.

Esse é um estilo que nem sempre agrada, mas permite composições elegantes e que exaltem a beleza de biomas como caatinga e mediterrâneo. Uma possibilidade interessante é sua vaso anti dengue utilização em espaços bem pequenos, onde não é possível ter um jardim completo. Lavanda, jasmim, margarida, pinheiros e arbustos de tons fortes são alguns dos exemplares.

Quase todas as verduras ou plantas frutíferas podem ser ponto focal do design, junto com outras plantas de jardim. Por exemplo, um repolho roxo pode se destacar entre narcisos de cores vivas, enquanto diferentes tipos de alfaces podem ser utilizadas em composições, graças às suas diferentes texturas e tonalidades. O tema central deste estilo é a beleza das plantas comestíveis, durante seu período de florescimento e amadurecimento. Conhecido como o mais rígido entre os estilos, ele preza pela simetria, geometria e monumentalidade dos espaços, exaltando as construções ao seu redor. O jardim oriental é perfeitamente composto pela mistura de alguns elementos, como fontes, madeiras e plantas de exuberantes tons verdes. TropicalA exuberância da flora das regiões tropicais torna esse estilo de jardim um pedaço do paraíso.

Quais são os tipos de jardins que existem?

Mini Jardim Japonês

Outro ponto que deve ser avaliado com cautela é o espaçamento entre as plantas, afinal, elas precisam respirar e de espaço para crescer. Adaptável a lugares grandes ou pequenos, o jardim vertical é uma excelente opção para quem deseja mais contato com a natureza de uma forma mais prática. Eles, além da proximidade com as plantas, dão conforto térmico ao ambiente e ainda reduzem o ruído externo. Durante a instalação, não se esqueça que as plantas precisam de iluminação natural para se desenvolverem bem.

Ele é caracterizado principalmente pela presença de plantas xerófitas (cactos e suculentas). Podem ser plantadas diversas espécies de pequeno porte, até mesmo bonsais, ou pode ser utilizado como horta, proporcionando, além de beleza, cheiro e sabor. Nele, a maioria (ou todas) as plantas ficam suspensas em vasos ou estruturas já prontas, muitas vezes dando aspecto de que nasceram naquele mesmo local. Com jasmim-manga e serpentina, os jardins contemporâneos são compostos por grandes camadas de gramado, algumas plantas e muito minimalismo, se é que isso é possível. Mas a grande questão, neste caso, é deixar tudo simétrico, aparado e muito bem conservado em todas as estações. Para isso acontecer, muitas pessoas contratam especialistas, que saibam como manter as plantas justas sem danificá-las.

Com o passar dos anos, o jardim se tornou muito mais do que somente um espaço para a cultivação de plantas, árvores e arbustos. Então, para você deixar o seu jardim com uma estética mais natural, você deve contar com elementos produzidos a partir da madeira. Por se tratar de jardins, a maioria desses espaços são compostos com elementos feitos de madeira, desde o mais formal até o mais praiano. Também conhecido como paisagismo inglês, ou também como Cottage Garden, é um tipo de jardim que consegue misturar a beleza, elegância e praticidade.

Mais Jardim

Ter um espaço limitado ou buscar por praticidade não são precedentes para evitar o cultivo de plantas. Pelo contrário, existem opções que levam a natureza para dentro de casa, sem interferir muito na rotina. Assim como qualquer jardim, o vertical também precisa de manutenção para que as plantas se mantenham em desenvolvimento e o aspecto continue bonito. Desta forma, apare as plantas e retire as folhagens secas, e não se esqueça de limpar a parede e os vasos para evitar fungos e insetos.

O curso online ainda permite você aprender no seu ritmo, onde e quando quiser. Ao longo dos seus estudos, você ainda realiza atividades práticas, com feedback de profissionais experientes. Com frequência eles são colocados próximos de muros ou pedras grandes, e podem estar associados à ideia de refúgio.

Também conhecida como parede verde, o jardim vertical é uma estrutura com diferentes tipos de vegetação montada junto a uma parede. Esta é uma técnica que integra natureza e edificações e pode ser utilizada em ambientes internos e externos. Ou seja, grandes edifícios ou paredes internas de apartamentos podem receber os jardins verticais.

O paisagismo australiano tem despertado muito interesse nos últimos meses quando o assunto são jardins. O país vem se destacando pelo desenvolvimento de projetos que contemplam arquitetura e soluções ambientais. Temperos como o orégano, manjericão, cebolinha, alecrim e salsa costumam se desenvolver muito bem em vasos nos jardins e hortas verticais.

Outros elementos também podem fazer parte, como lagos, bancos, colunas, caramanchões, luminárias, esculturas, etc, desde que se integrem ao estilo. O ambiente contemporâneo conta com fortes tendências de utilizar poucas espécies, mas evidenciando cada uma delas e valorizando sua forma, além de economizar no uso de cores. A harmonia é criada utilizando da vegetação predominantemente tropical aliada aos elementos construídos de forma bastante natural. Apesar das variações, os jardins desérticos, apresentam elementos em comum, como as plantas simétricas e com formas geométricas intrigantes. Os espinhos também estão muito presentes o que torna este jardim uma boa solução para quem sofre com cães e gatos freqüentemente destruindo as plantas.

Essa estética, que alia beleza a uma concepção espiritual, proporciona um lugar de aconchego e relaxamento.