Alguns cuidados ajudarão para a boa cicatrização

Alguns cuidados ajudarão para a boa cicatrização

É importante lavar o local com os produtos indicados ao menos 2 vezes por dia ou conforme a recomendação do médico-cirurgião. Esses riscos estão presentes em qualquer cirurgia plástica, e o ideal em todos os casos é ficar de repouso total em casa, de preferência em locais frescos e arejados. É imprescindível o acompanhamento cuidadoso durante os seis primeiros meses de cicatrização. Portanto, o paciente deve seguir à risca as indicações médicas como não realizar esforços, principalmente na região do corte, pois podem causar quebra de pontos e inflamação. Portanto, se o seu médico indicou esse cuidado, atenda à recomendação e use o objeto pelo tempo determinado e da forma que ele orientou. Na abdominoplastia, por exemplo, os médicos orientam o paciente a repousar e a manter o tronco inclinado por cerca de duas semanas.

Também conhecida como a fase da regeneração, é nela em que ocorre a proliferação de fibroblastos e células, resultando na vascularização dos macrófagos e na granulação do tecido. Saiba qual o tempo de afastamento das atividades no pós-operatório considerando o tipo de cirurgia, evolução e tipo de prática Tempo de espera para retorno das … Por outro lado, existem hábitos abdominoplastia antes e depois e alimentos que contribuem para uma boa cicatrização. Então, aposte em vegetais crus e com pouco sal, como cereais integrais, verduras, legumes e a maioria das frutas. Não exponha a cicatriz ao sol, principalmente na cicatriz, pelo tempo acordado com o seu cirurgião. Refaça o curativo da maneira como foi indicada e também na frequência estabelecida pelo cirurgião.

Destinada apenas para pacientes relativamente magras, que querem remover um pequeno excesso de pele. A primeira coisa a fazer é procurar um cirurgião capacitado e experiente. Verifique se esse médico está na lista de profissionais indicados pelo Conselho Federal de Medicina. Em algumas situações, essa produção pode acontecer de forma desordenada e a consequência é o surgimento de uma cicatriz com aparência desagradável. Cuidar corretamente da cicatriz faz toda a diferença na hora de alcançar bons resultados. Assim existem aparências não agradáveis, mas consideradas normais para a fase de amadurecimento.

cicatrização na cirurgia plástica

Tire suas dúvidas!

Se isso acontecer, o médico vai avaliar se precisa refazer a marca da cirurgia. Outro ponto importante é pedir para o seu tatuador avaliar a pele e, assim, dizer se ela está pronta para receber qualquer tipo de tatuagem. Mesmo assim, muitas mulheres que ainda se incomodam com a cicatriz, recorrem a alguns truques, como maquiagem e tatuagem para esconder a marca. Depois de 6 meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço.

Os fatores que influenciam na cicatrização da sua cirurgia plástica

Uma das principais dúvidas levantadas pelos pacientes que se submetem a uma cirurgia plástica, sem dúvida é sobre o processo de cicatrização. Marianna Meirelles é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e concluiu sua formação no Hospital Mater Dei, junto a grandes nomes da Cirurgia Plástica nacional. Trabalhou como cirurgiã assistente do Dr. Teófilo Taranto por 6 anos, adquirindo grande experiência em cirurgia estética.

Para controlar este processo patológico, o acompanhamento do cirurgião é de extrema importância. Embora ele não tenha como determinar em quais pacientes elas podem aparecer, o seu médico vai acompanhar e interferir em determinadas fases desse processo. Assim como os quelóides, as cicatrizes hipertróficas também podem doer, coçar e até ficarem vermelhas ou mais escurecidas. Geralmente elas diminuem ao longo do tempo, enquanto os quelóides tem poucas chances de desaparecer. Nos casos de quelóides, o acúmulo de colágeno é tão grande que eles acabam ficando com a aparência muito mais grosseira, quando comparados as hipertróficas.

Porém, com uma boa técnica, é possível atenuá-las, seguindo os princípios das linhas de força da pele. De fato, o resultado da cirurgia em si é o ponto muito importante do procedimento. Mas não podemos negar que uma cicatriz de boa qualidade, fina e que passa quase despercebida aos olhos também se torna um objeto de desejo para quem passa por uma cirurgia plástica. Isso também é amplamente esperado, uma vez que a cicatriz pode atrapalhar a visão que o paciente tem do desfecho final do procedimento realizado. Já os raios solares podem deixar o local da incisão mais escuro do que a pele ao seu redor, um cuidado que deve ser redobrado se a cirurgia for facial. Além disso, a área afetada tem mais dificuldade de eliminar o calor por meio do suor, o que acaba comprometendo a temperatura corporal e, consequentemente, a cicatrização.

Cuidar corretamente da cicatriz faz toda a diferença na hora de alcançar bons resultados.

Em alguns casos, um único procedimento é suficiente para garantir resultados satisfatórios, entretanto, em casos mais complicados, pode ser recomendada a repetição ou a realização de novos tratamentos. Para a realização do procedimento cirúrgico, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue pré-operatórios. Como em qualquer cirurgia, é orientado o jejum de 8 horas, e o tipo de anestesia realizada depende do procedimento que será feito, podendo ser local, com uma sedação leve ou geral.

Entretanto, se você tem vontade de realizar uma cirurgia plástica estética e, atualmente, é portador de queloide ou de cicatriz hipertrófica, ou já teve essas cicatrizes patológicas no passado, mantenha o ânimo. A prevenção de um queloide ou cicatriz hipertrófica tem sido possível e cada vez mais frequente. O momento mais aguardado desde a tomada de decisão de realizar uma cirurgia plástica é, sem dúvida, a visualização do resultado final. Ele é o responsável pelas melhorias na saúde, no bem-estar e na autoestima após o procedimento. Porém, até que o paciente atinja o seu objetivo, há uma série de cuidados que são essenciais para chegar lá, envolvendo o pré e o pós-operatório.